Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6385
metadata.dc.type: Monografia
Title: Estudo de caso: comparativo entre os orçamentos de uma escola urbano ou rural executada com materiais convencionais e materiais não convencionais
Authors: Lopes, Gabriel Vieira
Abstract: O presente trabalho destina-se a comparar um orçamento da construção de uma escola urbano ou rural construída utilizando materiais convencionais da construção civil, com um orçamento utilizando soluções sustentáveis com materiais não convencionais. Por meio do comparativo busca-se demonstrar que é possível executar o mesmo empreendimento com um menor custo e degradação ambiental, além de proporcionar uma interação social – atendendo às três esferas da sustentabilidade: econômica, ambiental e social. Com o estudo da construção convencional de uma escola licitada, no município de Araripe-CE, esta pesquisa apresenta possíveis substituições sustentáveis, tais como: utilização de tijolo solo cimento em lugar do convencional bloco cerâmico, telhas leves feitas com reciclagem de garrafas PET em substituição às telhas coloniais, o piso de cimento queimado onde fosse possível a substituição da cerâmica e por fim a utilização do concreto drenante nas calçadas – todas objetivando uma menor degradação do meio ambiente e demonstrando que além de ecologicamente correto é possível obter uma economia final no orçamento da obra. O preconceito e a falta de conhecimento são grandes impeditivos para a não substituição de tais materiais, é com o objetivo de informar e demonstrar a qualidade equiparada dos materiais sustentáveis que foi realizado este trabalho.
Keywords: Material convencional
Material não convencional
Orçamento
Sustentabilidade
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6385
Issue Date: 30-Apr-2015
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20977911.pdf3,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.