Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6390
metadata.dc.type: Monografia
Title: Análise da logística e estratégia no canteiro de obras visando a eficiência na produção: estudo de caso em uma obra comercial no centro de Brasília
Authors: Ajub, Tarik Eduardo Baracat Rezek
Abstract: O objetivo desse trabalho é identificar a importância da logística como diferencial competitivo nas interfaces da administração de produção nos canteiros de obras e na cadeia de suprimentos na construção civil. Pretende-se analisar a relevância do gerenciamento da logística na produção, qualidade e eficiência na construção civil; apontar as diretrizes logísticas aplicadas para manter a integração nos processos. A metodologia do estudo se orientou pela pesquisa exploratória e bibliográfica por meio de pressupostos teóricos de autores e pela aplicação de um questionário em visitas à obra para realização do estudo de caso. O estudo de caso foi feito em uma obra comercial no centro urbano de Brasília. Se avaliou a influência da Logística em um canteiro de obras relativamente pequeno, que se faz necessário o uso de equipamentos especiais para transportes, como a grua, e escolha por alguns materiais alternativos, como a massa pronta, devido a falta de espaço. Concluiu-se que a logística é uma estratégia para atingir a qualidade, eficácia produtiva e eliminação de retrabalho, desperdícios de tempo e de custos no empreendimento. Portanto sem um estudo aprofundado da logística no canteiro de obras estudado neste caso, não haveria organização suficiente para realizar as atividades necessárias no tempo previsto nem na qualidade desejada.
Keywords: Logística
Interface
Canteiro de obra
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6390
Issue Date: 30-Apr-2015
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21113820.pdf8.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.