Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6430
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Líbano, Andrea Marilza | - |
dc.contributor.author | Bessa, Mariana Gallego | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-04T18:00:13Z | - |
dc.date.available | 2015-05-04T18:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6430 | - |
dc.description.abstract | O modelo atual de se ensinar Botânica, de modo predominantemente teórico sem utilizar métodos de aulas diferenciadas, tem se mostrado bastante frequente dentro do espaço escolar. Os educadores normalmente trabalham este tema de forma somente memorizadora, não buscam alternativas a este modo de ensino e não fazem relações entre o tema e questões como características morfológicas, meio em que são encontrados e questões evolutivas, fatores importantes no estudo deste grupo tão complexo. O resultado disso está evidente devido ao alto nível de desmotivação de professores e alunos que acabam por considerar o tema monótono além de aversivo. A partir desta constatação objetivou-se de forma geral desenvolver o estudo da Botânica, por meio da criação de um espaço conhecido como Coleção Botânica para o Ensino Médio, em forma de acervo didático com representantes do Reino Plantae, além de utilizá-la durante aulas práticas, buscando orientar professores na conquista de um ensino diferenciado. Após sua montagem, a coleção desenvolvida foi utilizada como material didático em duas aulas práticas que contaram com a participação de 14 alunos de Ensino Médio. Através da análise dos resultados referentes à utilização deste acervo durante a aula como também através da análise do questionário respondido pelos alunos participantes e pelo professor responsável pela disciplina, concluiu-se que a utilização de materiais botânicos em aulas expositivas atingiu seu objetivo conforme o proposto mostrando ser uma ferramenta eficiente para a construção do conhecimento, resultando não só na motivação dos alunos como também na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-04T18:00:13Z No. of bitstreams: 1 20803295.pdf: 770562 bytes, checksum: 5f69db4d8b7b15bc57659b2701d3e967 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-04T18:00:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20803295.pdf: 770562 bytes, checksum: 5f69db4d8b7b15bc57659b2701d3e967 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Coleção botânica | pt_BR |
dc.subject | Herborização | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Montagem de coleção botânica para o auxílio do ensino de Biologia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2011 | - |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20803295.pdf | 752.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.