Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6444
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Divulgação do Parque Ecológico Bernardo Sayão |
Authors: | Lima, Laís de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor: | Bianchi, Carlos |
Abstract: | O atual estilo de vida da sociedade vem afastando cada vez mais o homem da natureza, o que justifica as crises ambientais hoje existentes. As Unidades de Conservação bem como as atividades de educação ambiental nelas desenvolvidas, foram criadas a fim de conservar a biodiversidade. O objetivo geral do presente trabalho foi sensibilizar uma comunidade urbana para a noção de que o homem faz parte da natureza e ambos estabelecem uma relação de mútua interação, os objetivos específicos foram: avaliar a importância do Parque Ecológico Bernardo Sayão para a comunidade localizada em seu entorno e demais visitantes; estimar o interesse potencial da comunidade em apoiar a existência de parques urbanos; e analisar a importância da utilização de trilhas ecológicas para preservação do Cerrado. Foi realizada uma trilha interpretativa com moradores da comunidade local e visitantes. Distribuiu-se um questionário inicial para diagnóstico do público alvo e um questionário final para avaliação do grau de satisfação das pessoas após a saída de campo e o interesse delas sobre a participação em iniciativas conservacionistas. Este trabalho pôde demonstrar que a trilha interpretativa contribui para a sensibilização das pessoas em relação ao meio ambiente. Concluiu-se que a comunidade se interessa pelo parque e deseja sua implantação, resta aos gestores da área tomar as devidas providências. |
Keywords: | Unidade de conservação Trilha interpretativa Cerrado |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6444 |
Issue Date: | Jul-2011 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20803220 (2).pdf | 740.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.