Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6449
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bianchi, Carlos | - |
dc.contributor.author | Tenenbaum, Susane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-04T18:45:11Z | - |
dc.date.available | 2015-05-04T18:45:11Z | - |
dc.date.issued | 2011-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6449 | - |
dc.description.abstract | A prática educacional deve considerar a heterogeneidade das turmas e a diversidade dos alunos em cada sala de aula, atendendo características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que são próprias de cada um. Dessa maneira, o delineamento educativo deve ser feito a ponto de permitir que os docentes usem diferentes métodos e recursos que beneficiam a todos os alunos, de acordo com as necessidades da turma. O presente estudo teve como objetivos avaliar a aprendizagem dos alunos por meio de diferentes recursos metodológicos e na ausência deles, e avaliar a preferência dos alunos por diferentes metodologias de ensino. A pesquisa foi realizada em oito turmas de uma escola particular situada na Asa Sul, Brasília-DF. O tema da aula foi “transgênico” e o mesmo assunto foi explicado utilizando as seguintes diferentes metodologias: (a) uso de texto, (b) vídeo, (c) Power Point, e (d) aula expositiva. Foram também questionadas quais eram as preferências de métodos de aula pelos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que o conhecimento dos alunos sobre o tema, medido pela nota média dos questionários aplicados antes e depois da aula em cada turma não apresentou diferença significativa associada ao recurso metodológico utilizado nem tampouco na ausência dele. A complementação do conteúdo promovida pelo professor, executando o seu papel como agente de transmissão do conhecimento, parece ter contribuído para os resultados encontrados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-04T18:45:10Z No. of bitstreams: 1 20852226.pdf: 412889 bytes, checksum: a77f25f90927228ad0ea6aff41d37aee (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-04T18:45:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20852226.pdf: 412889 bytes, checksum: a77f25f90927228ad0ea6aff41d37aee (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Recurso metodológico | pt_BR |
dc.subject | Preferência metodológica | pt_BR |
dc.title | Avaliação de diferentes metodologias de ensino para alunos de Biologia do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2011-06 | - |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20852226.pdf | 403.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.