Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBianchi, Carlos-
dc.contributor.authorTenenbaum, Susane dos Santos-
dc.date.accessioned2015-05-04T18:45:11Z-
dc.date.available2015-05-04T18:45:11Z-
dc.date.issued2011-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6449-
dc.description.abstractA prática educacional deve considerar a heterogeneidade das turmas e a diversidade dos alunos em cada sala de aula, atendendo características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que são próprias de cada um. Dessa maneira, o delineamento educativo deve ser feito a ponto de permitir que os docentes usem diferentes métodos e recursos que beneficiam a todos os alunos, de acordo com as necessidades da turma. O presente estudo teve como objetivos avaliar a aprendizagem dos alunos por meio de diferentes recursos metodológicos e na ausência deles, e avaliar a preferência dos alunos por diferentes metodologias de ensino. A pesquisa foi realizada em oito turmas de uma escola particular situada na Asa Sul, Brasília-DF. O tema da aula foi “transgênico” e o mesmo assunto foi explicado utilizando as seguintes diferentes metodologias: (a) uso de texto, (b) vídeo, (c) Power Point, e (d) aula expositiva. Foram também questionadas quais eram as preferências de métodos de aula pelos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que o conhecimento dos alunos sobre o tema, medido pela nota média dos questionários aplicados antes e depois da aula em cada turma não apresentou diferença significativa associada ao recurso metodológico utilizado nem tampouco na ausência dele. A complementação do conteúdo promovida pelo professor, executando o seu papel como agente de transmissão do conhecimento, parece ter contribuído para os resultados encontrados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-04T18:45:10Z No. of bitstreams: 1 20852226.pdf: 412889 bytes, checksum: a77f25f90927228ad0ea6aff41d37aee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-04T18:45:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20852226.pdf: 412889 bytes, checksum: a77f25f90927228ad0ea6aff41d37aee (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRecurso metodológicopt_BR
dc.subjectPreferência metodológicapt_BR
dc.titleAvaliação de diferentes metodologias de ensino para alunos de Biologia do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2011-06-
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20852226.pdf403.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.