Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6449
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Avaliação de diferentes metodologias de ensino para alunos de Biologia do ensino médio |
Authors: | Tenenbaum, Susane dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Bianchi, Carlos |
Abstract: | A prática educacional deve considerar a heterogeneidade das turmas e a diversidade dos alunos em cada sala de aula, atendendo características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que são próprias de cada um. Dessa maneira, o delineamento educativo deve ser feito a ponto de permitir que os docentes usem diferentes métodos e recursos que beneficiam a todos os alunos, de acordo com as necessidades da turma. O presente estudo teve como objetivos avaliar a aprendizagem dos alunos por meio de diferentes recursos metodológicos e na ausência deles, e avaliar a preferência dos alunos por diferentes metodologias de ensino. A pesquisa foi realizada em oito turmas de uma escola particular situada na Asa Sul, Brasília-DF. O tema da aula foi “transgênico” e o mesmo assunto foi explicado utilizando as seguintes diferentes metodologias: (a) uso de texto, (b) vídeo, (c) Power Point, e (d) aula expositiva. Foram também questionadas quais eram as preferências de métodos de aula pelos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que o conhecimento dos alunos sobre o tema, medido pela nota média dos questionários aplicados antes e depois da aula em cada turma não apresentou diferença significativa associada ao recurso metodológico utilizado nem tampouco na ausência dele. A complementação do conteúdo promovida pelo professor, executando o seu papel como agente de transmissão do conhecimento, parece ter contribuído para os resultados encontrados. |
Keywords: | Aprendizagem Recurso metodológico Preferência metodológica |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6449 |
Issue Date: | Jun-2011 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20852226.pdf | 403.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.