Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6450
metadata.dc.type: Artigo
Title: Jogo didático como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem da biodiversidade
Authors: Santos, Viviane Passos
Dias, Raphael Igor
Abstract: O Brasil vem sofrendo perdas significativas de biodiversidade devido ao uso indiscriminado de seus recursos naturais. Uma das medidas necessárias à conservação da biodiversidade apontadas pela CDB é a promoção da educação e conscientização pública. Com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e promover a sensibilização dos alunos sobre a importância da biodiversidade e sua conservação, foi confeccionado um jogo didático de caráter investigativo, intitulado “O Brasil e sua Biodiversidade”. O jogo aborda principalmente questões sobre ameaças à conservação da biodiversidade, a importância das espécies, dos ecossistemas e dos processos ecológicos para a manutenção do equilíbrio ambiental, e também, como a perda desses afetam os seres humanos. Pode ser utilizado para introduzir, aprimorar, verificar, revisar e até mesmo exemplificar o que fora, ou será, discutido ao longo das aulas. Para orientar o professor e incentivar o uso de materiais lúdicos no ensino de ciências, foi elaborado um material de apoio, que traz os objetivos do jogo e sugestões de uso, bem como ideias para a elaboração de novos mistérios. Para ser utilizado em sala de aula, é desejável que o jogo passe por um processo de validação.
Keywords: Biodiversidade
Conservação
Ensino-aprendizagem
Jogo didático
Lúdico
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6450
Issue Date: 2013
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20871879.pdf461.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.