Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6521
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cordova, Bianca Carrijo | - |
dc.contributor.author | Brito, Ariele dos Santos Santiago de | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T18:58:32Z | - |
dc.date.available | 2015-05-05T18:58:32Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6521 | - |
dc.description.abstract | A violência no ambiente escolar, denominada bullying, acarreta sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima e, em casos mais extremos, o suicídio, assim os professores se vêem obrigados a reformular suas ações no cotidiano escolar. O objetivo principal foi verificar a percepção dos docentes sobre a problemática bullying, dentro do ensino de Ciências e Biologia, para verificar o grau de conhecimento e suas perspectivas sobre trabalhar o tema em sala de aula, tentando identificar a proposta da escola, como o professor trabalha e concebe o bullying; e buscar sensibilizar os professores com relação à importância de se trabalhar essa temática em sala. A presente pesquisa de natureza qualitativa utilizou para a coleta de dados a aplicação de um questionário com perguntas previamente definidas, o espaço de conversas informais e análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Analisando os questionários verificamos que os professores em questão apresentam conhecimento sobre o bullying e as conseqüências trazidas aos seus alunos, percebem o seu papel dentro desse processo e a importância de se trabalhar a temática. Constatamos que os professores percebem que há presença de bullying entre seus alunos e concordam que esse tema pode ser trabalhado dentro das disciplinas de Ciências e Biologia, dentro da interdisciplinaridade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-05T18:58:32Z No. of bitstreams: 1 Ariele dos Santos Santiago de Brito.pdf: 257064 bytes, checksum: 85068a5121b57e09a33bf837e7cf08a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-05T18:58:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ariele dos Santos Santiago de Brito.pdf: 257064 bytes, checksum: 85068a5121b57e09a33bf837e7cf08a6 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências e biologia | pt_BR |
dc.title | A concepção de professores de Ciências e Biologia com relação à abordagem em sala de aula da discussão sobre bullying | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2011 | - |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ariele dos Santos Santiago de Brito.pdf | 251.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.