Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6521
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCordova, Bianca Carrijo-
dc.contributor.authorBrito, Ariele dos Santos Santiago de-
dc.date.accessioned2015-05-05T18:58:32Z-
dc.date.available2015-05-05T18:58:32Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6521-
dc.description.abstractA violência no ambiente escolar, denominada bullying, acarreta sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima e, em casos mais extremos, o suicídio, assim os professores se vêem obrigados a reformular suas ações no cotidiano escolar. O objetivo principal foi verificar a percepção dos docentes sobre a problemática bullying, dentro do ensino de Ciências e Biologia, para verificar o grau de conhecimento e suas perspectivas sobre trabalhar o tema em sala de aula, tentando identificar a proposta da escola, como o professor trabalha e concebe o bullying; e buscar sensibilizar os professores com relação à importância de se trabalhar essa temática em sala. A presente pesquisa de natureza qualitativa utilizou para a coleta de dados a aplicação de um questionário com perguntas previamente definidas, o espaço de conversas informais e análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Analisando os questionários verificamos que os professores em questão apresentam conhecimento sobre o bullying e as conseqüências trazidas aos seus alunos, percebem o seu papel dentro desse processo e a importância de se trabalhar a temática. Constatamos que os professores percebem que há presença de bullying entre seus alunos e concordam que esse tema pode ser trabalhado dentro das disciplinas de Ciências e Biologia, dentro da interdisciplinaridade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-05T18:58:32Z No. of bitstreams: 1 Ariele dos Santos Santiago de Brito.pdf: 257064 bytes, checksum: 85068a5121b57e09a33bf837e7cf08a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-05T18:58:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ariele dos Santos Santiago de Brito.pdf: 257064 bytes, checksum: 85068a5121b57e09a33bf837e7cf08a6 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino de ciências e biologiapt_BR
dc.titleA concepção de professores de Ciências e Biologia com relação à abordagem em sala de aula da discussão sobre bullyingpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2011-
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ariele dos Santos Santiago de Brito.pdf251.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.