Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6521
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A concepção de professores de Ciências e Biologia com relação à abordagem em sala de aula da discussão sobre bullying |
Authors: | Brito, Ariele dos Santos Santiago de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Cordova, Bianca Carrijo |
Abstract: | A violência no ambiente escolar, denominada bullying, acarreta sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima e, em casos mais extremos, o suicídio, assim os professores se vêem obrigados a reformular suas ações no cotidiano escolar. O objetivo principal foi verificar a percepção dos docentes sobre a problemática bullying, dentro do ensino de Ciências e Biologia, para verificar o grau de conhecimento e suas perspectivas sobre trabalhar o tema em sala de aula, tentando identificar a proposta da escola, como o professor trabalha e concebe o bullying; e buscar sensibilizar os professores com relação à importância de se trabalhar essa temática em sala. A presente pesquisa de natureza qualitativa utilizou para a coleta de dados a aplicação de um questionário com perguntas previamente definidas, o espaço de conversas informais e análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Analisando os questionários verificamos que os professores em questão apresentam conhecimento sobre o bullying e as conseqüências trazidas aos seus alunos, percebem o seu papel dentro desse processo e a importância de se trabalhar a temática. Constatamos que os professores percebem que há presença de bullying entre seus alunos e concordam que esse tema pode ser trabalhado dentro das disciplinas de Ciências e Biologia, dentro da interdisciplinaridade. |
Keywords: | Bullying Professor Ensino de ciências e biologia |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6521 |
Issue Date: | 2011 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ariele dos Santos Santiago de Brito.pdf | 251.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.