Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6545
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A autonomia na formação de educadores: na perspectiva da coordenação pedagógica
Authors: Passagli, Tatiana Serpa Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor: Veiga, Passos Alencastro
Abstract: Este dissertação foi elaborada como parte dos requisitos para obtenção do titulo de mestre em Psicologia, na linha de pesquisa voltada para a Psicologia e Educação, oferecida pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Teve como tema “A Autonomia na Formação de Educadores: na perspectiva da coordenação pedagógica” e como objetivo geral: Analisar qual é o espaço da construção da autonomia na Formação Continuada de Educadores pela EAPE. A pesquisa foi realizada na perspectiva da abordagem qualitativa e no espaço/tempo da coordenação pedagógica, utilizado pela Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação do Distrito Federal – EAPE, para formação continuada de aproximadamente 30.000 educadores. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: observações, questionários, complemento de frases, dinâmica conversacional em grupo e individual. Por meio do referencial teórico, pautado na teoria histórico-cultural de Vygotsky, nos ensinamentos do educador Paulo Freire e resguardadas as diferenças temporais, sociais e culturais, esta dissertação pretende que novas diretrizes sejam pensadas e novos caminhos sejam traçados no ambiente escolar, em especial no espaço/tempo da coordenação pedagógica no qual a formação continuada dos educadores deve ser priorizada para que sejam alcançados os objetivos educacionais que deveriam convergir para a formação de um cidadão autônomo.
Keywords: Autonomia
Coordenação pedagógica
Formação continuada
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6545
Issue Date: 25-Jun-2014
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61250460.pdf36.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.