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dc.contributor.authorLima, Alquíria Maria-
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Cristina de-
dc.contributor.authorMagalhães, Denise Nunes-
dc.contributor.authorSantiago, Eliene Rodrigues-
dc.contributor.authorRezende, Gislane de Sousa-
dc.date.accessioned2015-06-11T14:09:56Z-
dc.date.available2015-06-11T14:09:56Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6570-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi verificar a importância do programa de estimulação precoce para os pais de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais. Foi realizado um estudo de campo que buscou conscientizá-los da importância que a estimulação, exercida no ambiente familiar, tem no desenvolvimento a qualidade de vida de seus filhos. Os participantes desta pesquisa foram alunos atendidos no Centro de Educação Infantil, situado na cidade satélite do Paranoá - Distrito Federal. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semi-estruturado, que foi distribuído aos responsáveis pelas crianças para expor suas opiniões a respeito do atendimento e do relacionamento entre famílias / crianças / professores. As categorias selecionadas para este trabalho foram: compreensão do programa de estimulação precoce; atitudes relacionadas à criança portadora de necessidades educativas especiais; prática da estimulação diária; reação da criança diante da estimulação; a contribuição da escola para o trabalho no lar; e pessoas a quem recorrer. Vale ressaltar que a função social da escola é formar cidadãos para a vida em sociedade. O “Programa de Estimulação Precoce”, além de ter os mesmos interesses, visa uma qualidade de vida melhor para a criança. As conclusões do trabalho demonstraram que sem a participação efetiva da família não há como a criança se desenvolver, pois a mesma passa maior parte tempo com familiares e que, o programa de estimulação precoce, executa um atendimento dinâmico e cooperativo, onde os pais aprendem e convivem de forma harmoniosa com a equipe de atendimento e com seus filhos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:09:56Z No. of bitstreams: 1 40250341.pdf: 117492 bytes, checksum: 77d987a73bbd628309c56337562f61fb (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEstimulaçãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO programa de estimulação precoce: contribuições e limites na percepção dos paispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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