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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6570
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lima, Alquíria Maria | - |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Cristina de | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Denise Nunes | - |
dc.contributor.author | Santiago, Eliene Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Rezende, Gislane de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-11T14:09:56Z | - |
dc.date.available | 2015-06-11T14:09:56Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6570 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi verificar a importância do programa de estimulação precoce para os pais de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais. Foi realizado um estudo de campo que buscou conscientizá-los da importância que a estimulação, exercida no ambiente familiar, tem no desenvolvimento a qualidade de vida de seus filhos. Os participantes desta pesquisa foram alunos atendidos no Centro de Educação Infantil, situado na cidade satélite do Paranoá - Distrito Federal. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semi-estruturado, que foi distribuído aos responsáveis pelas crianças para expor suas opiniões a respeito do atendimento e do relacionamento entre famílias / crianças / professores. As categorias selecionadas para este trabalho foram: compreensão do programa de estimulação precoce; atitudes relacionadas à criança portadora de necessidades educativas especiais; prática da estimulação diária; reação da criança diante da estimulação; a contribuição da escola para o trabalho no lar; e pessoas a quem recorrer. Vale ressaltar que a função social da escola é formar cidadãos para a vida em sociedade. O “Programa de Estimulação Precoce”, além de ter os mesmos interesses, visa uma qualidade de vida melhor para a criança. As conclusões do trabalho demonstraram que sem a participação efetiva da família não há como a criança se desenvolver, pois a mesma passa maior parte tempo com familiares e que, o programa de estimulação precoce, executa um atendimento dinâmico e cooperativo, onde os pais aprendem e convivem de forma harmoniosa com a equipe de atendimento e com seus filhos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:09:56Z No. of bitstreams: 1 40250341.pdf: 117492 bytes, checksum: 77d987a73bbd628309c56337562f61fb (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Estimulação | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | O programa de estimulação precoce: contribuições e limites na percepção dos pais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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40250341.pdf | 114.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
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