Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6570
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O programa de estimulação precoce: contribuições e limites na percepção dos pais |
Authors: | Lima, Alquíria Maria Almeida, Ana Cristina de Magalhães, Denise Nunes Santiago, Eliene Rodrigues Rezende, Gislane de Sousa |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa foi verificar a importância do programa de estimulação precoce para os pais de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais. Foi realizado um estudo de campo que buscou conscientizá-los da importância que a estimulação, exercida no ambiente familiar, tem no desenvolvimento a qualidade de vida de seus filhos. Os participantes desta pesquisa foram alunos atendidos no Centro de Educação Infantil, situado na cidade satélite do Paranoá - Distrito Federal. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semi-estruturado, que foi distribuído aos responsáveis pelas crianças para expor suas opiniões a respeito do atendimento e do relacionamento entre famílias / crianças / professores. As categorias selecionadas para este trabalho foram: compreensão do programa de estimulação precoce; atitudes relacionadas à criança portadora de necessidades educativas especiais; prática da estimulação diária; reação da criança diante da estimulação; a contribuição da escola para o trabalho no lar; e pessoas a quem recorrer. Vale ressaltar que a função social da escola é formar cidadãos para a vida em sociedade. O “Programa de Estimulação Precoce”, além de ter os mesmos interesses, visa uma qualidade de vida melhor para a criança. As conclusões do trabalho demonstraram que sem a participação efetiva da família não há como a criança se desenvolver, pois a mesma passa maior parte tempo com familiares e que, o programa de estimulação precoce, executa um atendimento dinâmico e cooperativo, onde os pais aprendem e convivem de forma harmoniosa com a equipe de atendimento e com seus filhos. |
Keywords: | Estimulação Participação Família Criança Escola |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6570 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40250341.pdf | 114.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.