Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6600
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paula, Nanci Martins de | - |
dc.contributor.author | Lima, Maria das Dores de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T13:03:23Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T13:03:23Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6600 | - |
dc.description.abstract | A monografia descrita a seguir, tem como tema ”A dificuldade de aprendizagem na escrita da 4ª série do Ensino Fundamental” . Assim, pode-se dizer, que é uma pesquisa de modalidade qualitativa do tipo empírica e participante, sendo utilizado o método estudo de caso.Neste estudo foi feita a coleta de dados em contato direto do pesquisador com a situação estudada, buscando conhecer algumas das principais causas das dificuldades de aprendizagem na escrita da 4ª série do Ensino Fundamental, dentre as seguintes categorias: planejamento da mensagem a ser escrita, construção da estrutura sintática e erros ortográficos. O problema da pesquisa se concentrou no estudo de dificuldade de aprendizagem na escrita, verificando se a causa é de interferência intelectual, psicomotora, física, social ou emocional. O objetivo geral, centra-se em identificar fatores que dificultam a aprendizagem na escrita, visando melhoria do processo de diagnóstico e de avaliação psicopedagógica das crianças. Seguindo com os objetivos específicos: observar o nível de desempenho dos alunos, observar os educandos para um possível encaminhamento a um programa de atendimento educacional, fornecer subsídios que orientem o professor quanto as dificuldades de aprendizagem na escrita e indicar prováveis procedimentos pedagógicos destinados ao atendimento educacional dos alunos. Coletados, organizados, analisados e discutidos os dados, pode-se constatar que existem muitas causas que contribuem com as dificuldades da escrita das crianças, cada uma com o seu nível de intensidade, sendo a mais comum e a que se destacou com mais freqüência nesta análise, foi a falta de atenção na escrita, gerando alto índice de erros ortográficos. Enfim, ressalta-se que os problemas e as prováveis causas apresentadas no projeto, ficam aqui evidenciadas. Esta pesquisa traz subsídios para pesquisadores e pessoas interessadas no assunto, facilitando a compreensão dos fatores relevantes que interferem na aprendizagem da escrita. Contribuindo assim, nos diagnósticos psicopedagógicos das crianças em idade escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T13:03:23Z No. of bitstreams: 1 40255950.pdf: 147012 bytes, checksum: bddb12944a4cd3fd48d4ed63cc12bbd0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-12T13:03:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40255950.pdf: 147012 bytes, checksum: bddb12944a4cd3fd48d4ed63cc12bbd0 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ortografia | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem dificuldades de aprendizagem na escrita da 4ª série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40255950.pdf | 143.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.