Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaula, Nanci Martins de-
dc.contributor.authorLima, Maria das Dores de-
dc.date.accessioned2015-06-12T13:03:23Z-
dc.date.available2015-06-12T13:03:23Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6600-
dc.description.abstractA monografia descrita a seguir, tem como tema ”A dificuldade de aprendizagem na escrita da 4ª série do Ensino Fundamental” . Assim, pode-se dizer, que é uma pesquisa de modalidade qualitativa do tipo empírica e participante, sendo utilizado o método estudo de caso.Neste estudo foi feita a coleta de dados em contato direto do pesquisador com a situação estudada, buscando conhecer algumas das principais causas das dificuldades de aprendizagem na escrita da 4ª série do Ensino Fundamental, dentre as seguintes categorias: planejamento da mensagem a ser escrita, construção da estrutura sintática e erros ortográficos. O problema da pesquisa se concentrou no estudo de dificuldade de aprendizagem na escrita, verificando se a causa é de interferência intelectual, psicomotora, física, social ou emocional. O objetivo geral, centra-se em identificar fatores que dificultam a aprendizagem na escrita, visando melhoria do processo de diagnóstico e de avaliação psicopedagógica das crianças. Seguindo com os objetivos específicos: observar o nível de desempenho dos alunos, observar os educandos para um possível encaminhamento a um programa de atendimento educacional, fornecer subsídios que orientem o professor quanto as dificuldades de aprendizagem na escrita e indicar prováveis procedimentos pedagógicos destinados ao atendimento educacional dos alunos. Coletados, organizados, analisados e discutidos os dados, pode-se constatar que existem muitas causas que contribuem com as dificuldades da escrita das crianças, cada uma com o seu nível de intensidade, sendo a mais comum e a que se destacou com mais freqüência nesta análise, foi a falta de atenção na escrita, gerando alto índice de erros ortográficos. Enfim, ressalta-se que os problemas e as prováveis causas apresentadas no projeto, ficam aqui evidenciadas. Esta pesquisa traz subsídios para pesquisadores e pessoas interessadas no assunto, facilitando a compreensão dos fatores relevantes que interferem na aprendizagem da escrita. Contribuindo assim, nos diagnósticos psicopedagógicos das crianças em idade escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T13:03:23Z No. of bitstreams: 1 40255950.pdf: 147012 bytes, checksum: bddb12944a4cd3fd48d4ed63cc12bbd0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-12T13:03:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40255950.pdf: 147012 bytes, checksum: bddb12944a4cd3fd48d4ed63cc12bbd0 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem dificuldades de aprendizagem na escrita da 4ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40255950.pdf143.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.