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dc.contributor.advisorDiniz, Maria do Carmo Nascimento-
dc.contributor.authorBatista, Sandra Silva-
dc.date.accessioned2015-06-12T13:18:40Z-
dc.date.available2015-06-12T13:18:40Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6606-
dc.description.abstractA educação é considerada direito de todos e dever do Estado e da família, conforme cita nossa Constituição Federal; deve ser promovida pela sociedade, para o pleno desenvolvimento da pessoa ao exercício da cidadania e para a qualificação profissional. Nesse intuito, o trabalho com psicomotricidade vem complementar esse artigo constitucional; visando o pleno desenvolvimento do ser humano: físico, afetivo-social e mental. Através da estimulação adequada e na idade correta, todos podem alcançar o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e aprender de forma satisfatória a reconhecer e trabalhar seu corpo através do esquema corporal. Conforme Russel (1979), apud Pardo e Carvalho (1988), psicomotricidade é o controle mental da expressão motora. Atende de forma consciente e constante às necessidades do deslocamento do corpo, dos movimentos do olhar, das solicitações auditivas. Todas as habilidades psicomotoras influenciam no processo de aprendizagem. Toda aprendizagem pressupõe a aquisição de conceitos fundamentais relativos a estruturação espaçotemporal, percepção visual e conhecimento corporal. Estes conceitos integram o processo educativo geral, uma vez que, compreendem em particular o desenvolvimento psicomotor da criança. Propôs-se realizar uma pesquisa qualitativa ou naturalística Ludke e André (1986), que envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada; cujo tema foi psicomotricidade: reflexos no ensino e aprendizagem e teve como objetivo geral, proporcionar ao educador o conhecimento da psicomotricidade por meio do lúdico; da música; da dança; das artes plásticas; das histórias infantis; teatro e das atividades físicas dirigidas e recreativas, e seus reflexos no ensino e aprendizagem. A pesquisa qualitativa foi realizada em um Centro de Ensino do Cruzeiro, escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os sujeitos da pesquisa foram: vice diretora; coordenadora pedagógica; professora regente. Os instrumentos utilizados na pesquisa: análise documental; observação participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa evidenciaram-se por meio de três categorias: criatividade, psicomotricidade e construção do conhecimento. Na categoria criatividade o resultado foi positivo, a escola trabalha de forma diversificada, estimulando o potencial criador. Na categoria psicomotricidade o resultado não foi satisfatório, pois o trabalho não é específico, deixando de lado exercícios importantes para a apreensão do conhecimento, habilidades de leitura, escrita e cálculo. Na categoria construção do conhecimento, a observação mostrou que esse ponto é bastante explorado pela professora regente em sala de aula e o resultado foi positivo. Não existe um corpo que faz e um cérebro que pensa. O que existe é um homem que pensa e faz, sem qualquer divisão Piaget (1978).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T13:18:40Z No. of bitstreams: 1 40258561.pdf: 364543 bytes, checksum: 62cdcf7de5a83dd3db90c0f864370e6d (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.titlePsicomotricidade: reflexos no ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
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