Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6607
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Renato Oliveira da | - |
dc.contributor.author | Costa, Sandra Soares da | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Seir Camacho | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Wânia Viana | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T13:20:52Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12T13:20:52Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6607 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como referencial, o fato de que a literatura é um aliado fundamental no processo de ensino da ética e formação de valores. As histórias provocam na criança suas emoções mais profundas devido a situações fantasiosas, que apresentam grande identidade com o seu universo infantil. Dentro deste ambiente lúdico a criança propõe-se a inúmeras reflexões que estão ligadas as suas vivências cotidianas. Assim buscou-se neste trabalho priorizar a relação entre a literatura infantil e sua contribuição no processo de formação valorativa do aluno. Este trabalho aborda, ainda, a importância do posicionamento do professor em relação à transmissão de valores em sala de aula. Procurou-se analisar a origem, a estrutura e a importância da literatura infantil na vertente clássica – contos de fadas – e na literatura infantil brasileira. A metodologia utilizada foi qualitativa, uma vez que houve a preocupação com a leitura da qualidade dos dados encontrados. Encontra-se nesta pesquisa o estudo de caso etnográfico, que se caracteriza pelo contato direto do pesquisador com o objeto da pesquisa. O instrumento utilizado foi o questionário, pois facilitou as informações adequando-se melhor a esse tipo de trabalho. O público alvo escolhido foi: professoras, orientador educacional, pais de alunos, por estarem estreitamente ligados à formação de valores e ao estímulo da leitura e, ainda, encontravam-se envolvidos com a execução do projeto “ Por que Hoje é Sábado, temos história”, que motivou e viabilizou a realização desta pesquisa. Em última análise, este trabalho, mostrar a importância relevante que a literatura exerce no desenvolvimento comportamental e cognitivo da criança. É necessário, contudo, que os estímulos à leitura aconteçam desde cedo a fim de promover o surgimento de leitores críticos, com percepção e sensibilidade aguçadas. Este fator, é imprescindível para a criança, pois, pode auxiliá-la de forma construtiva no enfrentamento dos seus conflitos com o mundo adulto. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T13:20:52Z No. of bitstreams: 1 40258575.pdf: 2875632 bytes, checksum: 19543ee3fa275cad7b93a4d870b709ee (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-12T13:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40258575.pdf: 2875632 bytes, checksum: 19543ee3fa275cad7b93a4d870b709ee (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Valor | pt_BR |
dc.title | A formação de valores éticos por meio da literatura infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40258575.pdf | 2.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.