Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6607
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva Júnior, Renato Oliveira da-
dc.contributor.authorCosta, Sandra Soares da-
dc.contributor.authorTeixeira, Seir Camacho-
dc.contributor.authorRibeiro, Wânia Viana-
dc.date.accessioned2015-06-12T13:20:52Z-
dc.date.available2015-06-12T13:20:52Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6607-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como referencial, o fato de que a literatura é um aliado fundamental no processo de ensino da ética e formação de valores. As histórias provocam na criança suas emoções mais profundas devido a situações fantasiosas, que apresentam grande identidade com o seu universo infantil. Dentro deste ambiente lúdico a criança propõe-se a inúmeras reflexões que estão ligadas as suas vivências cotidianas. Assim buscou-se neste trabalho priorizar a relação entre a literatura infantil e sua contribuição no processo de formação valorativa do aluno. Este trabalho aborda, ainda, a importância do posicionamento do professor em relação à transmissão de valores em sala de aula. Procurou-se analisar a origem, a estrutura e a importância da literatura infantil na vertente clássica – contos de fadas – e na literatura infantil brasileira. A metodologia utilizada foi qualitativa, uma vez que houve a preocupação com a leitura da qualidade dos dados encontrados. Encontra-se nesta pesquisa o estudo de caso etnográfico, que se caracteriza pelo contato direto do pesquisador com o objeto da pesquisa. O instrumento utilizado foi o questionário, pois facilitou as informações adequando-se melhor a esse tipo de trabalho. O público alvo escolhido foi: professoras, orientador educacional, pais de alunos, por estarem estreitamente ligados à formação de valores e ao estímulo da leitura e, ainda, encontravam-se envolvidos com a execução do projeto “ Por que Hoje é Sábado, temos história”, que motivou e viabilizou a realização desta pesquisa. Em última análise, este trabalho, mostrar a importância relevante que a literatura exerce no desenvolvimento comportamental e cognitivo da criança. É necessário, contudo, que os estímulos à leitura aconteçam desde cedo a fim de promover o surgimento de leitores críticos, com percepção e sensibilidade aguçadas. Este fator, é imprescindível para a criança, pois, pode auxiliá-la de forma construtiva no enfrentamento dos seus conflitos com o mundo adulto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T13:20:52Z No. of bitstreams: 1 40258575.pdf: 2875632 bytes, checksum: 19543ee3fa275cad7b93a4d870b709ee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-12T13:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40258575.pdf: 2875632 bytes, checksum: 19543ee3fa275cad7b93a4d870b709ee (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectValorpt_BR
dc.titleA formação de valores éticos por meio da literatura infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40258575.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.