Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6607
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A formação de valores éticos por meio da literatura infantil |
Authors: | Costa, Sandra Soares da Teixeira, Seir Camacho Ribeiro, Wânia Viana |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva Júnior, Renato Oliveira da |
Abstract: | Esta pesquisa tem como referencial, o fato de que a literatura é um aliado fundamental no processo de ensino da ética e formação de valores. As histórias provocam na criança suas emoções mais profundas devido a situações fantasiosas, que apresentam grande identidade com o seu universo infantil. Dentro deste ambiente lúdico a criança propõe-se a inúmeras reflexões que estão ligadas as suas vivências cotidianas. Assim buscou-se neste trabalho priorizar a relação entre a literatura infantil e sua contribuição no processo de formação valorativa do aluno. Este trabalho aborda, ainda, a importância do posicionamento do professor em relação à transmissão de valores em sala de aula. Procurou-se analisar a origem, a estrutura e a importância da literatura infantil na vertente clássica – contos de fadas – e na literatura infantil brasileira. A metodologia utilizada foi qualitativa, uma vez que houve a preocupação com a leitura da qualidade dos dados encontrados. Encontra-se nesta pesquisa o estudo de caso etnográfico, que se caracteriza pelo contato direto do pesquisador com o objeto da pesquisa. O instrumento utilizado foi o questionário, pois facilitou as informações adequando-se melhor a esse tipo de trabalho. O público alvo escolhido foi: professoras, orientador educacional, pais de alunos, por estarem estreitamente ligados à formação de valores e ao estímulo da leitura e, ainda, encontravam-se envolvidos com a execução do projeto “ Por que Hoje é Sábado, temos história”, que motivou e viabilizou a realização desta pesquisa. Em última análise, este trabalho, mostrar a importância relevante que a literatura exerce no desenvolvimento comportamental e cognitivo da criança. É necessário, contudo, que os estímulos à leitura aconteçam desde cedo a fim de promover o surgimento de leitores críticos, com percepção e sensibilidade aguçadas. Este fator, é imprescindível para a criança, pois, pode auxiliá-la de forma construtiva no enfrentamento dos seus conflitos com o mundo adulto. |
Keywords: | Literatura infantil Ética Valor |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6607 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40258575.pdf | 2.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.