Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6615
metadata.dc.type: TCC
Title: Refletindo o lúdico como estratégia de ensino
Authors: Ramos, Ana Félix de Deus
Beserra, Lucy dos Santos
Filha, Maria Alves da Silva
Oliveira, Maria Aparecida de
metadata.dc.contributor.advisor: João, Renato Bastos
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo evidenciar a utilização do lúdico como estratégia de ensino para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos das 2ª séries do turno vespertino da escola Caic Albert Sabin, localizado na quadra 306 sul de Santa Maria – DF. Os principais autores que deram sustentação teórica foram: Kishimoto (1996),Piaget (1964), Almeida (1998), Vygotsky (1984) e Wallon (1968), destacando aspectos importantes tais como: o significado do brincar, o lúdico e a formação do professor, o jogo e o brincar como facilitadores da aprendizagem, o brinquedo como instrumento de desenvolvimento da sociabilidade e o lúdico no desenvolvimento psicomotor, afetivo-social e cognitivo dos educandos. Para atingir o objetivo proposto realizamos uma pesquisa de campo, fundamentada em pressupostos qualitativos, e na qual utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação a partir do método de laboratório de jogos, voltados para o desenvolvimento da aprendizagem. A análise dos dados evidenciou a importância do lúdico como recurso estimulador da aprendizagem e apontou para a necessidade de uma reavaliação do trabalho com o lúdico nas escolas e para a necessidade do educador estar sempre buscando novos conhecimentos. De modo geral, os resultados mostram que o lúdico pode vir a contribuir favoravelmente para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, pois ao trabalharmos com atividades lúdicas naquele espaço ficou evidenciado que as brincadeiras e jogos privilegiam o raciocínio lógico e a aprendizagem uma vez que o brincar é parte inerente à vida da criança, tornando possível o uso da fala, do pensamento e da imaginação e estará sempre presente em sua vida, que na infância, na adolescência ou na fase adulta.
Keywords: Ensino-aprendizagem
Aluno
Lúdico
Jogo
Brincadeira
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6615
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40261252.pdf411.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.