Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6628
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A literatura infantil a importância da utilização dos contos de fadas no estímulo à leitura nas séries iniciais |
Authors: | Silva, Denise Porto da Santos, Ednólia Lima dos Sousa, Elisângela Abreu de Lima, Marta Lúcia de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Oliveira, Jorge Leite de |
Abstract: | Este trabalho tem como principal objetivo conhecer um pouco mais sobre a literatura infantil, principalmente sobre os contos de fadas, procurando incentivar a busca pelo livro, possibilitando à criança usufruir o prazer da leitura, por meio da história, suscitando seu imaginário e tendo uma visão mais ampla de tudo o que a cerca, tornado - se mais reflexiva e crítica, sendo capaz de organizar seu pensamento frente à realidade social que vive e atua. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, cujo instrumento foi questionário com perguntas abertas e fechadas aplicados na Escola Classe 39 de Ceilância-DF. Foi aplicado questionário em 30 professores das séries iniciais do ensino fundamental e 67 alunos de segunda série do Ensino Fundamental. Pode-se constatar pelas respostas dos alunos a falta de leitura no âmbito familiar e, pelos professores, a falta de interesse dos alunos pela leitura embora estes afirmam gostar de histórias infantis. Conclui-se que há muito há fazer no contexto escolar para maior incentivo à busca pela literatura infantil, principalmente pelo contos de fadas. Várias mudanças de consciência sobre a prática pedagógica no contexto escolar e sala de aula se faz necessário para que as crianças vejam nos livros fonte de prazer e, conseqüentemente de sabedoria. |
Keywords: | Literatura infantil Conto de fada Incentivo à leitura |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6628 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40262080.pdf | 393.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.