Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6628
metadata.dc.type: TCC
Title: A literatura infantil a importância da utilização dos contos de fadas no estímulo à leitura nas séries iniciais
Authors: Silva, Denise Porto da
Santos, Ednólia Lima dos
Sousa, Elisângela Abreu de
Lima, Marta Lúcia de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Jorge Leite de
Abstract: Este trabalho tem como principal objetivo conhecer um pouco mais sobre a literatura infantil, principalmente sobre os contos de fadas, procurando incentivar a busca pelo livro, possibilitando à criança usufruir o prazer da leitura, por meio da história, suscitando seu imaginário e tendo uma visão mais ampla de tudo o que a cerca, tornado - se mais reflexiva e crítica, sendo capaz de organizar seu pensamento frente à realidade social que vive e atua. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, cujo instrumento foi questionário com perguntas abertas e fechadas aplicados na Escola Classe 39 de Ceilância-DF. Foi aplicado questionário em 30 professores das séries iniciais do ensino fundamental e 67 alunos de segunda série do Ensino Fundamental. Pode-se constatar pelas respostas dos alunos a falta de leitura no âmbito familiar e, pelos professores, a falta de interesse dos alunos pela leitura embora estes afirmam gostar de histórias infantis. Conclui-se que há muito há fazer no contexto escolar para maior incentivo à busca pela literatura infantil, principalmente pelo contos de fadas. Várias mudanças de consciência sobre a prática pedagógica no contexto escolar e sala de aula se faz necessário para que as crianças vejam nos livros fonte de prazer e, conseqüentemente de sabedoria.
Keywords: Literatura infantil
Conto de fada
Incentivo à leitura
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6628
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40262080.pdf393.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.