Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6639
metadata.dc.type: TCC
Title: Liderança na gestão escolar em escolas de séries iniciais do ensino fundamental com foco na área pedagógica
Authors: Marques, Francisca Fernandes Gadelha
Menezes, Francisca Maria Teles de
Melo, Francisco Albuquerque de
Rocha, Keila Coelho de Santana
metadata.dc.contributor.advisor: Xavier, Odiva Silva
Abstract: Esta pesquisa surgiu da curiosidade por parte do grupo responsável pela mesma, acerca das diferentes formas de atuação dos gestores, observadas nas escolas onde atuam. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a liderança na Gestão de escolas de séries iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal. A partir deste objetivo maior procurou-se: analisar estilos de liderança; analisar o papel do gestor escolar no trabalho coletivo, identificando características predominantes na gestão das escolas pesquisadas; elaborar um perfil de gestor líder para escolas de 1ª a 4ª série e identificar aspectos relevantes na formação do gestor de escolas de séries iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir estes objetivos, o caminho percorrido foi o da pesquisa qualitativa e os procedimentos metodológicos utilizados foram os da pesquisa teórica, aliados aos da pesquisa empírica, procurando reunir o maior número possível de informações no tempo disponível. Na pesquisa empírica foi utilizado um questionário, sendo aplicado em duas escolas, cujo gerenciamento se apresenta de forma diferenciado. Dos quarenta professores que receberam o questionário com questões abertas e fechadas, dezesseis se dispuseram a respondê-lo. Na trajetória da pesquisa foram analisadas teorias de vários autores do campo da Educação e da Administração, propriamente dita. Da análise dos dados constatou-se que não há um perfil único de líder-gestor, uma vez que, esse carrega características diversas. O líder deve ser democrático, conhecer a realidade de sua escola, ser ético, ter formação adequada e ser participativo. Grandes líderes são aqueles que sabem comunicar seus pensamentos com clareza e sabedoria, organizam e gerenciam todo o trabalho escolar de forma participativa. Portanto, o líder desejado, segundo os resultados da pesquisa deve demonstrar sensibilidade e compreensão para com o diferente, deve conhecer muito bem o ambiente de trabalho em que atua para poder inovar, fazendo a mediação entre a escola e a comunidade local. Liderar não é ditar comportamentos específicos, não é dar ordens e exigir obediência. Liderar é fazer com que os outros vejam uma situação como realmente, sabendo discernir situações e tomar decisões para levar a atingir seus objetivos. Atualmente o líder deve buscar intencionalmente, influenciar os outros para utilizarem todo o seu potencial, realizarem bem as tarefas e atingirem objetivos e metas, maximizando o desenvolvimento organizacional e pessoal. Assim, suas características principais são: credibilidade, convicção, caráter, sensibilidade, coragem, compostura e competência. Diante dos resultados deste estudo concluí-se que a liderança escolar deve ser permanentemente compartilhada por meio de reuniões, debates, coletas de sugestões, decisões que devem ser tomadas em conjunto, reuniões de estudos, conselhos, reflexões, dinâmicas, sessões de estudos e planejamento. O gestor-líder escolar que delega, envolve-se como companheiro de trabalho dos professores e dos demais funcionários da escola, criando também, desta forma, seu comprometimento com as decisões tomadas e com o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Trata-se de uma postura para a ação criadora e educativa de elevada sinergia, isto é, de força conjunta dinamizadora de ações coletivas.
Keywords: Liderança
Gestão escolar
Ação pedagógica
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6639
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40262778.pdf467.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.