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dc.contributor.advisorFrisso, Vilma de Araújo-
dc.contributor.authorBarros, Geysa Cristina da Silva-
dc.contributor.authorBotelho, Elisabeth de Sena Lima-
dc.contributor.authorSantana, Rita de Fátima-
dc.contributor.authorOliveira, Sirvelena Dantas de Sousa-
dc.date.accessioned2015-06-15T11:59:09Z-
dc.date.available2015-06-15T11:59:09Z-
dc.date.issued2005-11-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6641-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como finalidade identificar os fatores que influenciam na disciplina em sala de aula das escolas da rede pública do Distrito Federal. Partindo do pressuposto de que os comportamentos e atitudes humanas indisciplinados estão relativamente associados à formação ética do ser humano, e de que a transição de valores pela qual passa a sociedade influencia nas relações interpessoais, fundamentamos nosso estudo em VALLS (2003), que traz uma abordagem sobre a formação ética, baseada em vários filósofos, como Sócrates e Kant e em TIBA (1996) que analisa a prática da disciplina na escola. Optamos pelo estudo de campo que oferece a vantagem de o pesquisador estar inserido no ambiente da pesquisa, tendo desta forma uma experiência direta com a situação de estudo. Através do instrumento de coleta de dados aplicado em sessenta professores, verificamos que a indisciplina é fruto de fatores diversos como a desestrutura familiar, desinteresse do aluno e que para 75% dos professores entrevistados constitui o maior problema vivenciado em sala de aula. Em síntese, a responsabilidade sobre os comportamentos socialmente indesejados no contexto social de vivência do aluno, não deve ser atribuída unicamente à família ou à escola, mas deve ser buscada também através de trabalho conjunto. A família, a escola e demais instituições sócio-educativas devem funcionar como agentes facilitadores do desenvolvimento do aluno, em termos éticos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T11:59:09Z No. of bitstreams: 1 40262872.pdf: 520856 bytes, checksum: a8991cc4673c987c7adb609fa708073c (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleFatores que influenciam na disciplina escolar: séries iniciais do ensino fundamental rede pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-11-
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