Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6641
metadata.dc.type: TCC
Title: Fatores que influenciam na disciplina escolar: séries iniciais do ensino fundamental rede pública do Distrito Federal
Authors: Barros, Geysa Cristina da Silva
Botelho, Elisabeth de Sena Lima
Santana, Rita de Fátima
Oliveira, Sirvelena Dantas de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Frisso, Vilma de Araújo
Abstract: Esta pesquisa teve como finalidade identificar os fatores que influenciam na disciplina em sala de aula das escolas da rede pública do Distrito Federal. Partindo do pressuposto de que os comportamentos e atitudes humanas indisciplinados estão relativamente associados à formação ética do ser humano, e de que a transição de valores pela qual passa a sociedade influencia nas relações interpessoais, fundamentamos nosso estudo em VALLS (2003), que traz uma abordagem sobre a formação ética, baseada em vários filósofos, como Sócrates e Kant e em TIBA (1996) que analisa a prática da disciplina na escola. Optamos pelo estudo de campo que oferece a vantagem de o pesquisador estar inserido no ambiente da pesquisa, tendo desta forma uma experiência direta com a situação de estudo. Através do instrumento de coleta de dados aplicado em sessenta professores, verificamos que a indisciplina é fruto de fatores diversos como a desestrutura familiar, desinteresse do aluno e que para 75% dos professores entrevistados constitui o maior problema vivenciado em sala de aula. Em síntese, a responsabilidade sobre os comportamentos socialmente indesejados no contexto social de vivência do aluno, não deve ser atribuída unicamente à família ou à escola, mas deve ser buscada também através de trabalho conjunto. A família, a escola e demais instituições sócio-educativas devem funcionar como agentes facilitadores do desenvolvimento do aluno, em termos éticos.
Keywords: Comportamento
Disciplina
Escola
Família
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6641
Issue Date: Nov-2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40262872.pdf508.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.