Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6643
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Arte de ver, imaginar e criar: uma proposta para o despertar da sensibilidade e do potencial criativo dos professores das séries iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Silva, Gleicy Fernanda Araújo da Miranda, Sandra Maria de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Sousa Filho, Paulo Gomes de |
Abstract: | A monografia apresentada a seguir tem como tema “olhos de ver, imaginar e criar: Uma proposta para o despertar da sensibilidade e do potencial criativo dos professores na arte do desenho, pintura e origami para séries iniciais. Tendo como objetivo geral, reconhecer a importância do estudo da Arte no processo ensino-aprendizagem propondo intervenções pedagógicas para o despertar da sensibilidade e do potencial criativo dos professores das séries do Ensino Fundamental. Seguindo com os objetivos específicos: propor reflexão para que ocorra uma transformação na prática docente; combater o preconceito; libertar-se de trabalhos que valorizem a cópia; valorizar a criação e imaginação da criança; fazer uma avaliação constante do fazer artístico; proporcionar conhecimentos para o processo da descoberta; reconhecer a importância da arte-educação; manifestar o pensar e o sentir o mundo por meio de produções artísticas. Com isso pode-se constatar que existem inúmeras alternativas para proporcionar o despertar da sensibilidade e do potencial criativo do professor e que se destaca o trabalho por meio do desenho, pintura e origami. Enfim, ressalta-se que o problema e a hipótese apresentados foram considerados como verdadeiros. A monografia aqui apresentada será de grande valia para os professores, pois retrata de forma clara e precisa como eles devem lidar com a questão de como se trabalhar artes em sala de aula de uma forma prazerosa. |
Keywords: | Arte Educação Professor Escola |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6643 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40262946.pdf | 285.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.