Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6643
metadata.dc.type: Monografia
Title: Arte de ver, imaginar e criar: uma proposta para o despertar da sensibilidade e do potencial criativo dos professores das séries iniciais do ensino fundamental
Authors: Silva, Gleicy Fernanda Araújo da
Miranda, Sandra Maria de
Abstract: A monografia apresentada a seguir tem como tema “olhos de ver, imaginar e criar: Uma proposta para o despertar da sensibilidade e do potencial criativo dos professores na arte do desenho, pintura e origami para séries iniciais. Tendo como objetivo geral, reconhecer a importância do estudo da Arte no processo ensino-aprendizagem propondo intervenções pedagógicas para o despertar da sensibilidade e do potencial criativo dos professores das séries do Ensino Fundamental. Seguindo com os objetivos específicos: propor reflexão para que ocorra uma transformação na prática docente; combater o preconceito; libertar-se de trabalhos que valorizem a cópia; valorizar a criação e imaginação da criança; fazer uma avaliação constante do fazer artístico; proporcionar conhecimentos para o processo da descoberta; reconhecer a importância da arte-educação; manifestar o pensar e o sentir o mundo por meio de produções artísticas. Com isso pode-se constatar que existem inúmeras alternativas para proporcionar o despertar da sensibilidade e do potencial criativo do professor e que se destaca o trabalho por meio do desenho, pintura e origami. Enfim, ressalta-se que o problema e a hipótese apresentados foram considerados como verdadeiros. A monografia aqui apresentada será de grande valia para os professores, pois retrata de forma clara e precisa como eles devem lidar com a questão de como se trabalhar artes em sala de aula de uma forma prazerosa.
Keywords: Arte
Educação
Professor
Escola
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6643
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40262946.pdf285,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.