Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa Filho, Paulo Gomes de-
dc.contributor.authorRocha, Graceline dos Anjos-
dc.contributor.authorCampos, Lêda Cardoso-
dc.contributor.authorOliveira, Lígia Cristina Borges de-
dc.contributor.authorAbreu, Luciana-
dc.date.accessioned2015-06-15T12:09:46Z-
dc.date.available2015-06-15T12:09:46Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6644-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é o de enfocar o jogo como um fator de interação social que serve como um estímulo para que a criança, aprenda aprender. Tomando por ponto de partida a contribuição dos pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky e Wallon para buscar entre eles pontos convergentes que venham ser aplicados à criança e ao brinquedo na fase de alfabetização e também sobre a necessidade do diálogo e da comunicação com as crianças através dos jogos e buscar por si próprias o caminho do seu conhecimento. Enfocando o jogo como um fator de interação social e aos mecanismos individuais e grupais da aprendizagem e também de despertar o educador para a importância do processo de aprendizagem, levando-os a repensar a sua função de problematizador e libertador , onde a médio e curto prazo o educador leve a criança a construir seu pensamento através da troca estabelecido com o outro. As crianças, na fase de alfabetização, percebe-se a possibilidade de internalização do aprendido privilegiando e aumentando o “aprendizado de dentro para fora”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T12:09:46Z No. of bitstreams: 1 40262963.pdf: 475209 bytes, checksum: afd7ba83e6378be906a43c04afd613e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-15T12:09:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40262963.pdf: 475209 bytes, checksum: afd7ba83e6378be906a43c04afd613e5 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO lúdico no processo de ensino e aprendizagem na 1ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40262963.pdf464.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.