Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6644
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O lúdico no processo de ensino e aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental |
Authors: | Rocha, Graceline dos Anjos Campos, Lêda Cardoso Oliveira, Lígia Cristina Borges de Abreu, Luciana |
metadata.dc.contributor.advisor: | Sousa Filho, Paulo Gomes de |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é o de enfocar o jogo como um fator de interação social que serve como um estímulo para que a criança, aprenda aprender. Tomando por ponto de partida a contribuição dos pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky e Wallon para buscar entre eles pontos convergentes que venham ser aplicados à criança e ao brinquedo na fase de alfabetização e também sobre a necessidade do diálogo e da comunicação com as crianças através dos jogos e buscar por si próprias o caminho do seu conhecimento. Enfocando o jogo como um fator de interação social e aos mecanismos individuais e grupais da aprendizagem e também de despertar o educador para a importância do processo de aprendizagem, levando-os a repensar a sua função de problematizador e libertador , onde a médio e curto prazo o educador leve a criança a construir seu pensamento através da troca estabelecido com o outro. As crianças, na fase de alfabetização, percebe-se a possibilidade de internalização do aprendido privilegiando e aumentando o “aprendizado de dentro para fora”. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6644 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40262963.pdf | 464.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.