Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6653
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A aquisição de noções de conservação no período pré-operatório de acordo a teoria do desenvolvimento da inteligência de Piaget: em crianças de 06 e 07 anos de escola pública do Distrito Federal |
Authors: | Lemos, Luciana de Jesus |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lourenço, Olímpio Sabino |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral verificar a aquisição de conservação em crianças que se encontram na faixa etária entre 06 e 07 anos. Dentre os objetivos específicos delimitados pretendeu-se compreender a aquisição de conceitos matemáticos no estágio de acordo com a Teoria do Desenvolvimento de Jean Piaget, aplicar testes de verificação de conservação utilizados no método clínico também abordado pelo epistemólogo em questão e relacionar os dados coletados com as referências piagetianas pesquisadas. A metodologia utilizada nesta pesquisa contou com uma abordagem qualitativa. Dentre as diversas formas de realizar esta pesquisa qualitativa, selecionou-se o estudo de caso. A coleta de dados para este estudo se deu por meio de entrevista com o professor regente e algumas observações do cotidiano escolar da turma, o que proporcionou o conhecimento de seu histórico e perfil. Foram aplicados alguns testes do método clínico de Piaget e relacionados a sua Teoria do Desenvolvimento da Inteligência. Em seqüência à análise foram verificadas que a aquisição de noções de conservação não está relacionada ao fator sexista, que por muitas vezes o senso comum afirma que os homens assimilam as ciências exatas com mais facilidade que as mulheres. Realmente não se deve ser categórico quanto à faixa etária, Piaget e seus seguidores deixam isso claro, por isso uma turma de faixa etária entre 06 e 07 anos apresenta crianças nos três níveis da aquisição da conservação (as que não demonstraram, as que estão em processo de transição e as que possuem estas noções). Por meio de todas as análises geradas, ultimou-se que o ambiente influi essencialmente na aquisição de todo e qualquer conceito, associado aos estímulos proporcionados e à maturação da criança. |
Keywords: | Conceito matemático Desenvolvimento da inteligência Noção de conservação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6653 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40263816.pdf | 257.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.