Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6660
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Como trabalhar a literatura infantil de forma prazerosa nas séries iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Oliveira, Maria Marta de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Brito, Antônio Cézar N. de |
Abstract: | Esta pesquisa baseia-se no fato de que as histórias infantis são de fundamentalimportância na vida das crianças. Com o objetivo de propor o ensino da literaturainfantil através de recursos prazerosos nas séries iniciais do ensino fundamental,organizou-se esse Trabalho de Conclusão de Curso. Pretendeu-se, também,desenvolver nos alunos o gosto e o hábito de leitura e escrita, tornando a Leiturauma rotina diária na sala de aula. Uma forma eficiente de levar a criança de gostarda leitura é colocando-a em contato, o mais cedo possível, com a literatura infantilpor meio dos contos, fábulas e histórias, pois uma vez motivados, eles próprios sesentirão estimulados a buscarem e a lerem novos contos. Visando atingir osobjetivos propostos neste TCC, realizaram-se várias atividades tais como:contação de histórias, dramatizações, montagem do cantinho da leitura e daescrita, leitura e interpretação de textos, ilustração de histórias. Também, foirealizada com os professores uma pesquisa qualitativa, tendo como objetivoverificar se os professores sabem da importância da literatura infantil na vida dascrianças e de que forma é trabalhada no cotidiano escolar. Como foi dito antes, énecessário que os estímulos à leitura iniciem desde cedo para o surgimento de leitores críticos e como forma de aguçar o interesse e a imaginação. |
Keywords: | Literatura infantil Contação de história Gosto pela literatura |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6660 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40264609.pdf | 3.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.