Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6660
metadata.dc.type: TCC
Title: Como trabalhar a literatura infantil de forma prazerosa nas séries iniciais do ensino fundamental
Authors: Oliveira, Maria Marta de
metadata.dc.contributor.advisor: Brito, Antônio Cézar N. de
Abstract: Esta pesquisa baseia-se no fato de que as histórias infantis são de fundamentalimportância na vida das crianças. Com o objetivo de propor o ensino da literaturainfantil através de recursos prazerosos nas séries iniciais do ensino fundamental,organizou-se esse Trabalho de Conclusão de Curso. Pretendeu-se, também,desenvolver nos alunos o gosto e o hábito de leitura e escrita, tornando a Leiturauma rotina diária na sala de aula. Uma forma eficiente de levar a criança de gostarda leitura é colocando-a em contato, o mais cedo possível, com a literatura infantilpor meio dos contos, fábulas e histórias, pois uma vez motivados, eles próprios sesentirão estimulados a buscarem e a lerem novos contos. Visando atingir osobjetivos propostos neste TCC, realizaram-se várias atividades tais como:contação de histórias, dramatizações, montagem do cantinho da leitura e daescrita, leitura e interpretação de textos, ilustração de histórias. Também, foirealizada com os professores uma pesquisa qualitativa, tendo como objetivoverificar se os professores sabem da importância da literatura infantil na vida dascrianças e de que forma é trabalhada no cotidiano escolar. Como foi dito antes, énecessário que os estímulos à leitura iniciem desde cedo para o surgimento de leitores críticos e como forma de aguçar o interesse e a imaginação.
Keywords: Literatura infantil
Contação de história
Gosto pela literatura
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6660
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40264609.pdf3.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.