Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJoão, Renato Bastos-
dc.contributor.authorSilva, Marli de Oliveira-
dc.contributor.authorAlves, Marilene de Jesus Silva-
dc.contributor.authorVieira, Valéria Aparecida-
dc.contributor.authorMendonça, Wilma Ursino de-
dc.contributor.authorGonçalves, Zélia Maria Barros-
dc.date.accessioned2015-06-15T14:02:49Z-
dc.date.available2015-06-15T14:02:49Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6668-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa apresenta o uso da musicalização no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, como instrumento pedagógico estimulador e facilitador do desenvolvimento integral do educando. O objetivo desta pesquisa e evidenciar a contribuição da música para o desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor do educando. Buscamos fundamentar a pesquisa através da bibliografia existente, destacando aspectos importantes como a música no planejamento didático, a importância da música na sala de aula, a música como estímulo ao desenvolvimento cognitivo, a importância da música no desenvolvimento sócio-afetivo, a experiência psicomotora com a música. Para alcançar o objetivo proposto realizamos uma pesquisa de campo, fundamentada em pressupostos qualitativos, e na qual utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: o questionário aplicado com professores do primeiro ciclo do Ensino fundamental da Secretária de Estado de Educação do Governo do Distrito Federal; a observação participante em uma turma de alfabetização da primeira etapa do Ensino Fundamental. A analise dos dados evidenciou a música como instrumento pedagógico estimulador e facilitador do desenvolvimento integral do educando e, ainda, como recurso lúdico na aprendizagem. Ao término da investigação concluímos que a música contribui para o desenvolvimento global da criança, ficando evidente a importância do professor estar incluindo a música na sua práxis pedagógica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T14:02:49Z No. of bitstreams: 1 40264808.pdf: 260939 bytes, checksum: e2ce5a2245b52b43d93a1e158ee9f5ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-15T14:02:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40264808.pdf: 260939 bytes, checksum: e2ce5a2245b52b43d93a1e158ee9f5ed (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA música nas séries iniciais como instrumento facilitador do desenvolvimento integral do educandopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40264808.pdf254.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.