Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6668
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | João, Renato Bastos | - |
dc.contributor.author | Silva, Marli de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Alves, Marilene de Jesus Silva | - |
dc.contributor.author | Vieira, Valéria Aparecida | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Wilma Ursino de | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Zélia Maria Barros | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T14:02:49Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T14:02:49Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6668 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa apresenta o uso da musicalização no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, como instrumento pedagógico estimulador e facilitador do desenvolvimento integral do educando. O objetivo desta pesquisa e evidenciar a contribuição da música para o desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor do educando. Buscamos fundamentar a pesquisa através da bibliografia existente, destacando aspectos importantes como a música no planejamento didático, a importância da música na sala de aula, a música como estímulo ao desenvolvimento cognitivo, a importância da música no desenvolvimento sócio-afetivo, a experiência psicomotora com a música. Para alcançar o objetivo proposto realizamos uma pesquisa de campo, fundamentada em pressupostos qualitativos, e na qual utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: o questionário aplicado com professores do primeiro ciclo do Ensino fundamental da Secretária de Estado de Educação do Governo do Distrito Federal; a observação participante em uma turma de alfabetização da primeira etapa do Ensino Fundamental. A analise dos dados evidenciou a música como instrumento pedagógico estimulador e facilitador do desenvolvimento integral do educando e, ainda, como recurso lúdico na aprendizagem. Ao término da investigação concluímos que a música contribui para o desenvolvimento global da criança, ficando evidente a importância do professor estar incluindo a música na sua práxis pedagógica. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T14:02:49Z No. of bitstreams: 1 40264808.pdf: 260939 bytes, checksum: e2ce5a2245b52b43d93a1e158ee9f5ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-15T14:02:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40264808.pdf: 260939 bytes, checksum: e2ce5a2245b52b43d93a1e158ee9f5ed (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A música nas séries iniciais como instrumento facilitador do desenvolvimento integral do educando | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40264808.pdf | 254.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.