Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6668
metadata.dc.type: TCC
Title: A música nas séries iniciais como instrumento facilitador do desenvolvimento integral do educando
Authors: Silva, Marli de Oliveira
Alves, Marilene de Jesus Silva
Vieira, Valéria Aparecida
Mendonça, Wilma Ursino de
Gonçalves, Zélia Maria Barros
metadata.dc.contributor.advisor: João, Renato Bastos
Abstract: Este trabalho de pesquisa apresenta o uso da musicalização no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, como instrumento pedagógico estimulador e facilitador do desenvolvimento integral do educando. O objetivo desta pesquisa e evidenciar a contribuição da música para o desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor do educando. Buscamos fundamentar a pesquisa através da bibliografia existente, destacando aspectos importantes como a música no planejamento didático, a importância da música na sala de aula, a música como estímulo ao desenvolvimento cognitivo, a importância da música no desenvolvimento sócio-afetivo, a experiência psicomotora com a música. Para alcançar o objetivo proposto realizamos uma pesquisa de campo, fundamentada em pressupostos qualitativos, e na qual utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: o questionário aplicado com professores do primeiro ciclo do Ensino fundamental da Secretária de Estado de Educação do Governo do Distrito Federal; a observação participante em uma turma de alfabetização da primeira etapa do Ensino Fundamental. A analise dos dados evidenciou a música como instrumento pedagógico estimulador e facilitador do desenvolvimento integral do educando e, ainda, como recurso lúdico na aprendizagem. Ao término da investigação concluímos que a música contribui para o desenvolvimento global da criança, ficando evidente a importância do professor estar incluindo a música na sua práxis pedagógica.
Keywords: Música
Desenvolvimento integral
Aprendizagem
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6668
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40264808.pdf254.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.