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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6675
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Araujo, Valerya Michely Parra de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T17:42:20Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T17:42:20Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6675 | - |
dc.description.abstract | No decorrer do processo educacional pode-se observar pessoas que se destacam em uma área mais sentem dificuldades em outras. Na tentativa de buscar novas idéias para um melhor aprimoramento do educando, buscando novas abordagens para o seu desenvolvimento em sala, surgiu a proposta das Inteligências Múltiplas, no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como finalidade analisar e demonstrar a importância do estudo sobre as inteligências na pratica pedagógica do professor, como colaborador do desenvolvimento do aluno, com vistas a propor formas de estimulações das Inteligências Múltiplas. O tipo de pesquisa utilizada foi à pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Teve como instrumento um roteiro de análise documental e como categoria de analise, as formas de estimulação das Inteligências Múltiplas em sala, segundo diferentes autores, no que se refere a inteligências: espacial; corporal-cinestésica; música; intrapessoal; interpessoal; naturalista; lingüística e lógico-matemática. As formas de estimulação das inteligências múltiplas, como resultados da pesquisa, se apresentam da seguinte forma: inteligência corporal-cinestésica desenvolveu-se a partir do movimento do corpo e das atividades motoras; A inteligência espacial, em observar e manipular objetos; quanto à inteligência musical se estimula no ouvir, cantar, jogos operatórios e lúdicos; a inteligência Naturalista pode-se dizer que a comparação e a observação do ambiente que rodeia o aluno servem de estimulação; A inteligência lingüística surgiu a partir do ouvir, ler e produzir textos partindo da realidade da criança; para a inteligência lógico-matemática a estimulação através de jogos de estratégias criando problemas e jogos matemáticos são uma importante sugestão; as inteligências intrapessoal e interpessoal se formam com o contato social, na interação com o grupo e na expressão de idéias do aluno. No processo de aprendizagem do aluno a motivação é parte importante e as Inteligências Múltiplas vêm apresentando resultados interessantes para o desenvolvimento em sala de aula. É sabido que o aluno, quando estimulado, apresenta com maior facilidade, ocorrendo assim uma interação com o que foi aplicado. A forma como a criança aprendeu é o diferencial, nesta proposta o aluno aplica, o que foi aprendido na escola, em sua vivência diária. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T17:42:19Z No. of bitstreams: 1 40266172.pdf: 138954 bytes, checksum: 5c3a7f7674356976952bacc22553011d (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estimulação da inteligência | pt_BR |
dc.subject | Inteligência múltipla | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento intelectual | pt_BR |
dc.title | Inteligências múltiplas: um estímulo em sala de aula | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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