Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6679
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O jogo no processo da alfabetização |
Authors: | Batista, Adriana Gomes Caixeta, Clissineide Rodrigues Souza, Edna Martins de Vieira, Eva Verônica Fernandes Silva, Luciana Ferreira da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Raposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo investigar como o jogo pode auxiliar no processo de alfabetização. Para tanto está subdividido em capítulos trazendo em seqüência história da introdução dos jogos no contexto escolar, a influência dos jogos no desenvolvimento da criança e o jogo como meio educacional. A metodologia utilizada, de cunho qualitativo, estuda os problemas no ambiente em que ocorrem naturalmente, sem qualquer manipulação intencional do pesquisador. Nessa perspectiva os participantes da presente pesquisa compreenderam professores de alfabetização de escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, perfazendo um total de 15 respondentes. Os dados foram coletados por meio de questionário aberto, contendo 5 questões, durante o horário de coordenação dos professores. Para a coleta de dados nos levantamentos são utilizadas as técnicas de interrogação, entre elas, o questionário a entrevista e o formulário. os quais Constatou-se, com base nos resultados das professoras, que aliado ao compromisso profissional de cada um, os jogos aparecem em sala de aula como meio facilitador do conhecimento e como fonte de prazer para as crianças. É uma prática inovadora que vem ganhando espaço na educação e trazendo resultados almejados há muito tempo por nos professores. |
Keywords: | Alfabetização Jogo Lúdico |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6679 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40300043.pdf | 230.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.