Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6679
metadata.dc.type: TCC
Title: O jogo no processo da alfabetização
Authors: Batista, Adriana Gomes
Caixeta, Clissineide Rodrigues
Souza, Edna Martins de
Vieira, Eva Verônica Fernandes
Silva, Luciana Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor: Raposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli
Abstract: Este trabalho tem por objetivo investigar como o jogo pode auxiliar no processo de alfabetização. Para tanto está subdividido em capítulos trazendo em seqüência história da introdução dos jogos no contexto escolar, a influência dos jogos no desenvolvimento da criança e o jogo como meio educacional. A metodologia utilizada, de cunho qualitativo, estuda os problemas no ambiente em que ocorrem naturalmente, sem qualquer manipulação intencional do pesquisador. Nessa perspectiva os participantes da presente pesquisa compreenderam professores de alfabetização de escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, perfazendo um total de 15 respondentes. Os dados foram coletados por meio de questionário aberto, contendo 5 questões, durante o horário de coordenação dos professores. Para a coleta de dados nos levantamentos são utilizadas as técnicas de interrogação, entre elas, o questionário a entrevista e o formulário. os quais Constatou-se, com base nos resultados das professoras, que aliado ao compromisso profissional de cada um, os jogos aparecem em sala de aula como meio facilitador do conhecimento e como fonte de prazer para as crianças. É uma prática inovadora que vem ganhando espaço na educação e trazendo resultados almejados há muito tempo por nos professores.
Keywords: Alfabetização
Jogo
Lúdico
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6679
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40300043.pdf230.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.