Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6680
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Odiva Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Adriana Souza | - |
dc.contributor.author | Cruz, Ana Cledna de Sousa | - |
dc.contributor.author | Vale, Ana Lourdes Soares do | - |
dc.contributor.author | Santana, Angela Maria da Silva Franca | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T18:39:37Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T18:39:37Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6680 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC tem como objetivo refletir sobre a importância do Projeto Político-Pedagógico e o processo de gerenciamento desse instrumento em escolas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da Rede Pública do Distrito Federal. Para tanto, foi necessário pesquisar conceitos, importância, princípios norteadores para sua construção; conhecer o que pensam os segmentos da comunidade escolar acerca desse instrumento de gestão e descobrir como tem ocorrido os processos de elaboração, execução, acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico nas escolas pesquisadas. Para atingir estes objetivos na linha da pesquisa qualitativa, foram percorridos dois caminhos: a) o da pesquisa teórica, para aprofundamento do assunto, em interlocução com diversos autores, como: Veiga (2001), Ferreira (2000), Libânio et al. (2003), Saviani (1983, 1984 e 1991), Sousa & Correa (2002), Vasconcelos (1995) e outros; b) o da pesquisa empírica para investigação da temática na realidade escolar. Nesta pesquisa de campo foi utilizado um questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, que foi respondido por 38 membros do Conselho Escolar de quatro escolas de 1ª a 4ª série, vinculadas a diferentes Diretorias Regionais de Ensino. A análise, que seguiu as pistas traçadas pelos objetivos específicos, mostra que esse instrumento gerencial ainda está distante de ter a sua importância reconhecida na comunidade escolar. Os dados apontam também, que o Projeto Político-Pedagógico é um documento ainda bastante desconhecido por alunos, pais, auxiliares em educação e até mesmo por muitos professores. A literatura e os resultados da pesquisa empírica, aliados à experiência, permitem afirmar que esse instrumento precisa ser fruto da reflexão e da participação de toda a comunidade escolar (alunos, professores, gestores, pessoal técnico-administrativo e de apoio, pais e segmentos da comunidade local). Permitem também dizer que o Projeto Político-Pedagógico é de fundamental importância para a construção da identidade e da autonomia da escola e, ao mesmo tempo, é um veículo de formação continuada na comunidade escolar, pois a formação continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do referido documento. Espera-se que este TCC possa trazer contribuições valiosas para as escolas, onde os docentes responsáveis por ele atuam e para outras escolas interessadas em compreender a importância desse instrumento para a inovação escolar e para o desenvolvimento individual e institucional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T18:39:37Z No. of bitstreams: 1 40300057.pdf: 402547 bytes, checksum: c1a86a04c27a4166a888b750e2cf4d72 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-15T18:39:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40300057.pdf: 402547 bytes, checksum: c1a86a04c27a4166a888b750e2cf4d72 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Instrumento de gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Gestão e organização do trabalho escolar: projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40300057.pdf | 393.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.