Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6685
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVeloso, Sainy C. B.-
dc.contributor.authorAbiorana, Dangela Nunes-
dc.date.accessioned2015-06-16T12:20:43Z-
dc.date.available2015-06-16T12:20:43Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6685-
dc.description.abstractA atividade artística sempre esteve presente na vida humana e, sem dúvida, exerceu fundamental papel na continuidade, e aprimoramento dos conhecimentos acumulados durante toda a história da humanidade. A escola como institucionalização vem acompanhando esse processo conjunto de representação, de acordo com cada tempo, povo e suas diferenças. Na alfabetização com muita freqüência é realizado esse trabalho. Todavia, a metodologia usada nesse período é muito peculiar, talvez pela abertura curricular, ou pela fase do desenvolvimento das crianças nessa faixa etária a arte é presente freqüentemente. Assim, esse trabalho objetiva a investigação da influência da arte na alfabetização, do aprendizado da linguagem artística e do conhecimento proporcionado pela arte no processo alfabetizador: Para a relação teoria e prática foi realizado um levantamento teórico sobre o assunto, onde centrei nos seguintes autores: Ana Mae Barbosa (2001), Arno Stern (1968), Philippe Greig (2004), Herbert Read (2001), Emília Ferreiro e colaboradores (1986), entre outros. Para a prática, foi realizada uma pesquisa com professoras da SEDF, da Escola Classe 04 do Paranoá e do Centro de Educação Infantil 01 do Gama, que atuam com turmas de alfabetização. A sistematização da pesquisa ocorreu na articulação teoria e prática. Essas investigações e aprofundamentos poderão aprimorar minha prática, contribuindo para a possibilidade de aprendizagem, desenvolvimento global e desempenho social dos meus educandos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:20:43Z No. of bitstreams: 1 40351006.pdf: 2188076 bytes, checksum: ce9fef8d7d12991542310f903e74a772 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-16T12:20:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40351006.pdf: 2188076 bytes, checksum: ce9fef8d7d12991542310f903e74a772 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.titleAlfabetização e arte: linguagens cruzadaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40351006.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.