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dc.contributor.advisorReis, Ademir Gaspar dos-
dc.contributor.authorSilva, Ana Cláudia da-
dc.contributor.authorMateus, Edilene Neves-
dc.contributor.authorSilva, Edinei Pereira da-
dc.contributor.authorSantos, Veraci de Campos-
dc.date.accessioned2015-06-16T12:27:50Z-
dc.date.available2015-06-16T12:27:50Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6686-
dc.description.abstractA importância da afetividade na aprendizagem é algo indispensável, a afetividade deve ser estimulada por meio da vivência, a qual o educador estabelece um vínculo de afeto com o educando. A criança necessita de estabilidade emocional para se envolver com a aprendizagem. O afeto pode ser uma maneira eficaz de se chegar perto do sujeito e a ludicidade, em parceria, um caminho estimulador e enriquecedor para se atingir uma totalidade no processo do aprender. A ludicidade tem conquistado um espaço no panorama da educação, o brinquedo é a essência da infância e seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento e também a estimulação da afetividade na criança. Os procedimentos metodológicos que nortearam esta pesquisa tiveram como alicerce pesquisas em livros e informativos, para depois alcançar a pesquisa investigativa propriamente dita com os alunos. O objetivo geral desta pesquisa foi em identificar a presença da afetividade na prática diária, no relacionamento escola-professor-aluno. Os objetivos específicos foram criados para relacionar as práticas pedagógicas e para observar se nelas estavam ocorrendo laços afetivos que envolvessem: interesse, incentivo e motivação. O resultado observado é que quando a escola realmente utiliza de mecanismos que envolvem esses laços, as suas atividades ocorrem com maior naturalidade e o rendimento dos alunos é considerado positivo, quando não ocorre, o trabalho é improdutivo e sem direcionamento. As conclusões que podem ser tomadas é que a escola tem que voltar todo o seu trabalho para o envolvimento do aluno com momentos prazerosos e descontraídos, envolvendo também, o conceito de seriedade e de disciplina nesses momentos, atitudes essas que caminham juntas e ajudam na compreensão de cada etapa do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:27:50Z No. of bitstreams: 1 40300196.pdf: 306871 bytes, checksum: c70b5b287442c197c8f485d48834f413 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-16T12:27:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40300196.pdf: 306871 bytes, checksum: c70b5b287442c197c8f485d48834f413 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleA importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem em turmas de 4ª série na perspectiva do alunopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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