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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6686
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Reis, Ademir Gaspar dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Ana Cláudia da | - |
dc.contributor.author | Mateus, Edilene Neves | - |
dc.contributor.author | Silva, Edinei Pereira da | - |
dc.contributor.author | Santos, Veraci de Campos | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T12:27:50Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T12:27:50Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6686 | - |
dc.description.abstract | A importância da afetividade na aprendizagem é algo indispensável, a afetividade deve ser estimulada por meio da vivência, a qual o educador estabelece um vínculo de afeto com o educando. A criança necessita de estabilidade emocional para se envolver com a aprendizagem. O afeto pode ser uma maneira eficaz de se chegar perto do sujeito e a ludicidade, em parceria, um caminho estimulador e enriquecedor para se atingir uma totalidade no processo do aprender. A ludicidade tem conquistado um espaço no panorama da educação, o brinquedo é a essência da infância e seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento e também a estimulação da afetividade na criança. Os procedimentos metodológicos que nortearam esta pesquisa tiveram como alicerce pesquisas em livros e informativos, para depois alcançar a pesquisa investigativa propriamente dita com os alunos. O objetivo geral desta pesquisa foi em identificar a presença da afetividade na prática diária, no relacionamento escola-professor-aluno. Os objetivos específicos foram criados para relacionar as práticas pedagógicas e para observar se nelas estavam ocorrendo laços afetivos que envolvessem: interesse, incentivo e motivação. O resultado observado é que quando a escola realmente utiliza de mecanismos que envolvem esses laços, as suas atividades ocorrem com maior naturalidade e o rendimento dos alunos é considerado positivo, quando não ocorre, o trabalho é improdutivo e sem direcionamento. As conclusões que podem ser tomadas é que a escola tem que voltar todo o seu trabalho para o envolvimento do aluno com momentos prazerosos e descontraídos, envolvendo também, o conceito de seriedade e de disciplina nesses momentos, atitudes essas que caminham juntas e ajudam na compreensão de cada etapa do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:27:50Z No. of bitstreams: 1 40300196.pdf: 306871 bytes, checksum: c70b5b287442c197c8f485d48834f413 (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem em turmas de 4ª série na perspectiva do aluno | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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