Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6686
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem em turmas de 4ª série na perspectiva do aluno
Authors: Silva, Ana Cláudia da
Mateus, Edilene Neves
Silva, Edinei Pereira da
Santos, Veraci de Campos
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Ademir Gaspar dos
Abstract: A importância da afetividade na aprendizagem é algo indispensável, a afetividade deve ser estimulada por meio da vivência, a qual o educador estabelece um vínculo de afeto com o educando. A criança necessita de estabilidade emocional para se envolver com a aprendizagem. O afeto pode ser uma maneira eficaz de se chegar perto do sujeito e a ludicidade, em parceria, um caminho estimulador e enriquecedor para se atingir uma totalidade no processo do aprender. A ludicidade tem conquistado um espaço no panorama da educação, o brinquedo é a essência da infância e seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento e também a estimulação da afetividade na criança. Os procedimentos metodológicos que nortearam esta pesquisa tiveram como alicerce pesquisas em livros e informativos, para depois alcançar a pesquisa investigativa propriamente dita com os alunos. O objetivo geral desta pesquisa foi em identificar a presença da afetividade na prática diária, no relacionamento escola-professor-aluno. Os objetivos específicos foram criados para relacionar as práticas pedagógicas e para observar se nelas estavam ocorrendo laços afetivos que envolvessem: interesse, incentivo e motivação. O resultado observado é que quando a escola realmente utiliza de mecanismos que envolvem esses laços, as suas atividades ocorrem com maior naturalidade e o rendimento dos alunos é considerado positivo, quando não ocorre, o trabalho é improdutivo e sem direcionamento. As conclusões que podem ser tomadas é que a escola tem que voltar todo o seu trabalho para o envolvimento do aluno com momentos prazerosos e descontraídos, envolvendo também, o conceito de seriedade e de disciplina nesses momentos, atitudes essas que caminham juntas e ajudam na compreensão de cada etapa do processo de ensino-aprendizagem.
Keywords: Afetividade
Educação
Criança
Aprendizagem
Professor
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6686
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40300196.pdf299.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.