Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6689
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Ademir Gaspar dos | - |
dc.contributor.author | Lima, Carmem Valéria Durte de | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Márcia Soares | - |
dc.contributor.author | Silva, Silvia de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T12:40:24Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T12:40:24Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6689 | - |
dc.description.abstract | O seguinte trabalho visa de modo bem particular mostrar a importância da Formação Continuada de Professores; realizar análises dos desafios e efeitos da mesma na prática pedagógica, bem como relacionar as mudanças que nos são exigidas para melhorar a qualidade da educação, mais especificamente a prática pedagógica e a sua visão enquanto ser social, como também a visão do MEC em relação a este assunto e a LDB. Assim, o objetivo central da formação continuada é desenvolver o educador pesquisador e dessa forma apontar os problemas, buscar soluções para um modelo de ensino que seja culturalmente relevante e mais eficaz. Buscando recuperar o papel do docente de forma a tornar-se pesquisador de sua ação, um profissional reflexivo, que melhorando o seu trabalho em sala de aula, vai recriar constantemente sua prática. Demonstrando a importância do profissionalismo na mesma, da formação continuada e da práxis pedagógica para melhoria da educação. Para alcançar estes objetivos definiu-se uma metodologia de pesquisa empírica, englobando análise dos questionários realizados com professores da escola pública do DF que exigiu uma abordagem qualitativa dos dados obtidos no processo de pesquisa. Após análise dos questionários observou-se que para os professores a formação continuada se faz necessária e é tida como muito importante para a transformação da educação, levando-se em conta que a formação continuada pode suprir falhas decorrentes de sua formação inicial e é uma oportunidade para se refletir sobre questões da escola, do ensino, de sua prática docente e da realidade do aluno, além de ser um imperativo para que o professor não fique defasado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:40:24Z No. of bitstreams: 1 40300416.pdf: 455106 bytes, checksum: 4b9b36c12762b44e0f4c52afb3077ae6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-16T12:40:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40300416.pdf: 455106 bytes, checksum: 4b9b36c12762b44e0f4c52afb3077ae6 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada do professor | pt_BR |
dc.subject | Prática reflexiva | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores: fortalecimento da prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40300416.pdf | 444.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.