Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6689
metadata.dc.type: TCC
Title: Formação continuada de professores: fortalecimento da prática pedagógica
Authors: Lima, Carmem Valéria Durte de
Peixoto, Márcia Soares
Silva, Silvia de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Ademir Gaspar dos
Abstract: O seguinte trabalho visa de modo bem particular mostrar a importância da Formação Continuada de Professores; realizar análises dos desafios e efeitos da mesma na prática pedagógica, bem como relacionar as mudanças que nos são exigidas para melhorar a qualidade da educação, mais especificamente a prática pedagógica e a sua visão enquanto ser social, como também a visão do MEC em relação a este assunto e a LDB. Assim, o objetivo central da formação continuada é desenvolver o educador pesquisador e dessa forma apontar os problemas, buscar soluções para um modelo de ensino que seja culturalmente relevante e mais eficaz. Buscando recuperar o papel do docente de forma a tornar-se pesquisador de sua ação, um profissional reflexivo, que melhorando o seu trabalho em sala de aula, vai recriar constantemente sua prática. Demonstrando a importância do profissionalismo na mesma, da formação continuada e da práxis pedagógica para melhoria da educação. Para alcançar estes objetivos definiu-se uma metodologia de pesquisa empírica, englobando análise dos questionários realizados com professores da escola pública do DF que exigiu uma abordagem qualitativa dos dados obtidos no processo de pesquisa. Após análise dos questionários observou-se que para os professores a formação continuada se faz necessária e é tida como muito importante para a transformação da educação, levando-se em conta que a formação continuada pode suprir falhas decorrentes de sua formação inicial e é uma oportunidade para se refletir sobre questões da escola, do ensino, de sua prática docente e da realidade do aluno, além de ser um imperativo para que o professor não fique defasado.
Keywords: Formação continuada do professor
Prática reflexiva
Prática pedagógica
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6689
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40300416.pdf444.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.