Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6732
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Odiva Silva | - |
dc.contributor.author | Andrade, Andréia Simone de | - |
dc.contributor.author | Silva, Déa Alves da | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Edna Wanzeller de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ester Maria Santos de | - |
dc.contributor.author | Melo, Fátima Gardênia Ferreira G. de | - |
dc.contributor.author | Santiago, Ligia Gomes de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T14:04:10Z | - |
dc.date.available | 2015-06-17T14:04:10Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6732 | - |
dc.description.abstract | A literatura é essencial à educação, uma vez que ela permite uma experiência inigualável em que emoção e razão se misturam no prazer. Por essas razões, a presente pesquisa tem por objetivo principal refletir sobre a sala de leitura no contexto escolar, na perspectiva do desenvolvimento de competências e da integração da comunidade escolar. Por esse motivo é importante que a escola disponibilize um espaço privilegiado para promover e estimular momentos de leitura por parte dos alunos, a sala de leitura. Para composição da mesma foi adotado como metodologia na linha da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, onde procuramos confrontar a teoria com a prática. O questionário e a observação foram os instrumentos utilizados para coletas de dados. A análise dos dados coletados revelou que apenas 30% de dez escolas pesquisadas dispõem de professores que atuam em salas de leitura e desenvolvem projetos, a fim de promover e estimular a leitura entre os alunos. Conclui-se a partir da pesquisa que a educação não prioriza a formação de leitores, entretanto, é importante tomar iniciativas, apesar de ainda não haver uma cultura que extrapole a visão simplista de educação e de que a aprendizagem não ocorre apenas na sala de aula. É necessário repensar sobre o papel da biblioteca escolar, ampliando as possibilidades de trabalho em seu espaço, além de facilitar e promover o acesso de pais, alunos, professores e comunidade local, bem como envolvê-los nos projetos e organização da mesma. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:04:10Z No. of bitstreams: 1 40350426.pdf: 238898 bytes, checksum: 34f1ef8b51c543744b4ec79d659a0945 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-17T14:04:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40350426.pdf: 238898 bytes, checksum: 34f1ef8b51c543744b4ec79d659a0945 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Dinamização | pt_BR |
dc.title | Dinamização de sala de leitura | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40350426.pdf | 233.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.