Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorXavier, Odiva Silva-
dc.contributor.authorAndrade, Andréia Simone de-
dc.contributor.authorSilva, Déa Alves da-
dc.contributor.authorCarvalho, Edna Wanzeller de-
dc.contributor.authorSousa, Ester Maria Santos de-
dc.contributor.authorMelo, Fátima Gardênia Ferreira G. de-
dc.contributor.authorSantiago, Ligia Gomes de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-06-17T14:04:10Z-
dc.date.available2015-06-17T14:04:10Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6732-
dc.description.abstractA literatura é essencial à educação, uma vez que ela permite uma experiência inigualável em que emoção e razão se misturam no prazer. Por essas razões, a presente pesquisa tem por objetivo principal refletir sobre a sala de leitura no contexto escolar, na perspectiva do desenvolvimento de competências e da integração da comunidade escolar. Por esse motivo é importante que a escola disponibilize um espaço privilegiado para promover e estimular momentos de leitura por parte dos alunos, a sala de leitura. Para composição da mesma foi adotado como metodologia na linha da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, onde procuramos confrontar a teoria com a prática. O questionário e a observação foram os instrumentos utilizados para coletas de dados. A análise dos dados coletados revelou que apenas 30% de dez escolas pesquisadas dispõem de professores que atuam em salas de leitura e desenvolvem projetos, a fim de promover e estimular a leitura entre os alunos. Conclui-se a partir da pesquisa que a educação não prioriza a formação de leitores, entretanto, é importante tomar iniciativas, apesar de ainda não haver uma cultura que extrapole a visão simplista de educação e de que a aprendizagem não ocorre apenas na sala de aula. É necessário repensar sobre o papel da biblioteca escolar, ampliando as possibilidades de trabalho em seu espaço, além de facilitar e promover o acesso de pais, alunos, professores e comunidade local, bem como envolvê-los nos projetos e organização da mesma.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:04:10Z No. of bitstreams: 1 40350426.pdf: 238898 bytes, checksum: 34f1ef8b51c543744b4ec79d659a0945 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-17T14:04:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40350426.pdf: 238898 bytes, checksum: 34f1ef8b51c543744b4ec79d659a0945 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDinamizaçãopt_BR
dc.titleDinamização de sala de leiturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40350426.pdf233.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.