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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorGuedes, Arlene Barbosa-
dc.contributor.authorJesus, Elineide Miranda de-
dc.contributor.authorSantos, Gigliola dos Remédios-
dc.contributor.authorAlmeida, Jailson Pires de-
dc.date.accessioned2015-06-17T14:09:21Z-
dc.date.available2015-06-17T14:09:21Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6734-
dc.description.abstractAs dificuldades de aprendizagem dos alunos têm sido uma fonte de preocupação para diversos educadores e muitos são aqueles que buscam através de vários meios uma oportunidade de auxiliá-los na superação dessas dificuldades, nesse sentido a psicomotricidade surge como forte aliado. Sabe-se através de vários estudos e pesquisas realizados que os atrasos psicomotores apresentados por algumas crianças, transformam-se em uma das causas do insucesso escolar das mesmas, principalmente às dificuldades relacionas à leitura e escrita nos primeiros anos de sua escolaridade, têm sua origem na falta da educação psicomotora ou sua insuficiente vivencia na rotina escolar. Nesse sentido este trabalho, tem como objetivo conhecer e selecionar contribuições da educação psicomotora na superação das dificuldades da leitura escrita. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que utilizou um roteiro de análise documental para a coleta de dados. As categorias de análise selecionadas para esse trabalho foram: Esquema corporal, lateralidade, percepção visual, percepção auditiva, temporal e espacial. Os principais resultados da pesquisa apontam para a importância do desenvolvimento desses aspectos na aquisição das aprendizagens verbais, pois crianças cujo esquema corporal é mal constituído, apresentam caligrafia e leitura expressiva não harmoniosa, em relação à lateralidade quando não está bem definida encontra-se problemas de ordem espacial, diante dos problemas de percepção a criança não é capaz de distinguir letras onde só invertemos suas posições na escrita como por exemplo um b e um d, quanto à orientação temporal e espacial, temos como exemplo, os problemas com a noção “antes-depois”, que acarretam principalmente confusão na ordenação de uma sílaba, e por último a discriminação visual e auditiva, sendo insuficiente a primeira criança pode apresentar uma maior incidência na confusão de letras simétricas, e a segunda pode acarretar dificuldades em associar o som percebido a um agrafia. Como considerações finais o grupo destaca que o bom desenvolvimento psicomotor proporciona ao aluno algumas capacidades básicas a um bom desempenho escolar, pois a psicomotricidade auxilia e capacita melhor o aluno para assimilar as aprendizagens escolares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:09:21Z No. of bitstreams: 1 40350582.pdf: 106410 bytes, checksum: 6477373b1f0164db558038174ff281df (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação psicomotorapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.titleA educação psicomotora na superação de dificuldades de escrita e leiturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
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