Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6734
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A educação psicomotora na superação de dificuldades de escrita e leitura |
Authors: | Guedes, Arlene Barbosa Jesus, Elineide Miranda de Santos, Gigliola dos Remédios Almeida, Jailson Pires de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | As dificuldades de aprendizagem dos alunos têm sido uma fonte de preocupação para diversos educadores e muitos são aqueles que buscam através de vários meios uma oportunidade de auxiliá-los na superação dessas dificuldades, nesse sentido a psicomotricidade surge como forte aliado. Sabe-se através de vários estudos e pesquisas realizados que os atrasos psicomotores apresentados por algumas crianças, transformam-se em uma das causas do insucesso escolar das mesmas, principalmente às dificuldades relacionas à leitura e escrita nos primeiros anos de sua escolaridade, têm sua origem na falta da educação psicomotora ou sua insuficiente vivencia na rotina escolar. Nesse sentido este trabalho, tem como objetivo conhecer e selecionar contribuições da educação psicomotora na superação das dificuldades da leitura escrita. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que utilizou um roteiro de análise documental para a coleta de dados. As categorias de análise selecionadas para esse trabalho foram: Esquema corporal, lateralidade, percepção visual, percepção auditiva, temporal e espacial. Os principais resultados da pesquisa apontam para a importância do desenvolvimento desses aspectos na aquisição das aprendizagens verbais, pois crianças cujo esquema corporal é mal constituído, apresentam caligrafia e leitura expressiva não harmoniosa, em relação à lateralidade quando não está bem definida encontra-se problemas de ordem espacial, diante dos problemas de percepção a criança não é capaz de distinguir letras onde só invertemos suas posições na escrita como por exemplo um b e um d, quanto à orientação temporal e espacial, temos como exemplo, os problemas com a noção “antes-depois”, que acarretam principalmente confusão na ordenação de uma sílaba, e por último a discriminação visual e auditiva, sendo insuficiente a primeira criança pode apresentar uma maior incidência na confusão de letras simétricas, e a segunda pode acarretar dificuldades em associar o som percebido a um agrafia. Como considerações finais o grupo destaca que o bom desenvolvimento psicomotor proporciona ao aluno algumas capacidades básicas a um bom desempenho escolar, pois a psicomotricidade auxilia e capacita melhor o aluno para assimilar as aprendizagens escolares. |
Keywords: | Psicomotricidade Educação psicomotora Desenvolvimento psicomotor |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6734 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40350582.pdf | 103.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.