Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6737
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Interdisciplinaridade e a formação do professor |
Authors: | Alves, Denilce de Castro Moura, Daniela de Deus Silva, Walteíse Rodrigues da Alves, Dorisane Castro Figueiredo, Viviane Monteiro de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Xavier, Odiva Silva |
Abstract: | Este trabalho, intitulado "Interdisciplinaridade e a Formação de Professores" foi realizado no período de fevereiro a junho de 2006, com o objetivo de investigar o que pensam os professores de séries iniciais do ensino fundamental acerca da interdisciplinaridade, indicadores de vivência dessa prática educativa, traçando um paralelo analítico entre fundamentos teóricos e a formação continuada de professores na perspectiva interdisciplinar. A pesquisa foi realizada com seis professoras que atuam em Escolas Classe do Distrito Federal, no Ensino Fundamental. Foi utilizada a técnica de entrevista, a partir de um questionário com perguntas relacionadas ao entendimento de interdisciplinaridade, à percepção de perspectiva interdisciplinar na escola. Verificou-se nos relatos que os entrevistados concebem a interdisciplinaridade como um processo de integração de informações e conhecimentos de áreas específicas, tendo em vista a contextualização do processo ensino-aprendizagem. Não negam a importância do conhecimento específico, sendo sensíveis a possibilidade de interagir com as diferentes informações, conteúdos e conhecimentos que constituem os diferentes componentes curriculares. Apesar de não haver um grupo definido como interdisciplinar na escola, os professores são unânimes em concordar que a troca de experiências nas reuniões pedagógicas ou simplesmente nas conversas informais na sala dos professores favorece satisfatoriamente o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, percebendo-se com isto uma postura interdisciplinar. Concluindo, pode-se dizer que a atitude interdisciplinar é uma conquista da formação docente e do desenvolvimento, principalmente por meio da educação continuada e do exercício da escuta, do diálogo, da compreensão de si e dos outros. |
Keywords: | Interdisciplinaridade Educação Formação docente |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6737 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40351114.pdf | 267.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.