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dc.contributor.advisorZinato, Vitorina Angélica Montelo-
dc.contributor.authorRodrigues, Eleni Dias-
dc.contributor.authorCavalcanti, Gerbele Maria Batista-
dc.contributor.authorCastro, Iêda Figueiredo Lobato de-
dc.contributor.authorGomes, Maria Gorete-
dc.date.accessioned2015-06-17T14:25:11Z-
dc.date.available2015-06-17T14:25:11Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6739-
dc.description.abstractEssa pesquisa identificou que as histórias infantis tradicionais, os contos de fadas, bem como outras abordagens literárias, vêm sendo recomendadas e utilizadas como recurso valioso no processo de alfabetização. O presente trabalho teve como objetivo geral investigar e analisar o universo da literatura infantil, bem como a sua utilização na práxis da sala de aula como objeto motivador e transformador do desenvolvimento do hábito e gosto pela leitura, no processo de alfabetização do educando, nas séries iniciais do ensino fundamental de quatro escolas. Esta pesquisa, de caráter qualitativa etnográfica, do tipo de estudo de caso, teve como cenário quatro escolas de séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de Ceilândia/DF e Plano Piloto – Asa Sul – Brasília/DF. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a ficha de observação direta extensiva do desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação de texto, embasada nos níveis da psicogênese da alfabetização, defendidos por Emília Ferreiro. Também, foram realizadas as observações das reações de quatro alunos das escolas mencionadas, em que atuam as professoras pesquisadoras, durante o desenvolvimento da aplicação do Plano de Aula, relacionado à leitura e dramatização da história “Solidariedade no Mundo das Letras”. Ainda, foram analisadas as respostas a uma entrevista semiestruturada, aplicada aos pais dos alunos já citados. Verificou-se, por meio das entrevistas, que a grande dificuldade encontrada pelas professoras no processo ensino-aprendizagem está na falta de participação e conhecimento dos pais que, na maioria das vezes, além da inexistência do hábito da leitura, não participam dos problemas escolares dos seus filhos, delegando à escola quase toda a responsabilidade pela educação acadêmica. No entanto, pôdese perceber por análises das respostas às entrevistas, que os alunos que apresentam melhor nível de desenvolvimento no processo de alfabetização e no hábito da leitura são filhos de pais que mantêm esse hábito no cotidiano, transmitindo o exemplo necessário para esse tipo de incentivo e motivação. Em face dessas comprovações pôde-se concluir que a participação da família exerce papel preponderante, em parceria com a escola, no processo de alfabetização dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, no desenvolvimento da leitura e escrita, e no cultivo do referido hábito e do comprometimento, essenciais ao conhecimento e às perspectivas deles decorrentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:25:11Z No. of bitstreams: 1 40351344.pdf: 1075606 bytes, checksum: 3a80b19d7ad45957df52a248266e77c5 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura como recurso didáticopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA literatura infantil como recurso no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
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