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dc.contributor.advisorVeloso, Sainy C. B.-
dc.contributor.authorCruz, Elivania da Silva-
dc.contributor.authorBezerra, Fabiana Alves-
dc.contributor.authorAmaral, Hosania Meira-
dc.date.accessioned2015-06-17T14:27:27Z-
dc.date.available2015-06-17T14:27:27Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6740-
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado busca realizar uma pesquisa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira nas Séries Iniciais, visando a constituição de uma identidade social no cidadão. Trata-se então, de uma discussão a respeito das tendências no ensino de História, reconhecendo a necessidade de se contribuir para a efetivação da lei n° 10639 e resgatando o valor e o respeito devido aos negros e a sua cultura. Apoiados em uma importante base teórica, desenvolvemos metodologias para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira para as Séries Iniciais por meio de dinâmica de imagens, proposição de questionários para os professores da Escola Classe 116 e Centro de Ensino Fundamental 403, ambas de Santa Maria, além de analisarmos três livros didáticos utilizados atualmente em escolas públicas do Distrito Federal. Analisando por perspectivas históricas do ensino de História no país e embasadas em discussões a respeito das relações entre a construção da identidade e a auto-estima negra, tivemos como resultado dos relatos dos professores e da análise da estrutura dos livros didáticos utilizados atualmente, apenas a reafirmação dos estereótipos e preconceitos enraigados na sociedade brasileira. Sendo assim, podemos concluir que a formação constante do educador auxiliar muito no trabalho de valorização e construção da identidade social e racial dos alunos. Uma escola eficientemente democrática tem como objetivo primordial a transformação e a superação das desigualdades sociais, recolocando os indivíduos não só os afro-descendentes, mas todos os brasileiros na história como cidadãos plenos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:27:27Z No. of bitstreams: 1 40351497.pdf: 14623956 bytes, checksum: b9f43c9f839a2225d590918513d2671d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-17T14:27:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40351497.pdf: 14623956 bytes, checksum: b9f43c9f839a2225d590918513d2671d (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleO ensino da história e cultura afro-brasileira nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
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