Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6741
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Odiva | - |
dc.contributor.author | Miziara, Fernanda Martins | - |
dc.contributor.author | Bitencourt, Magali de Paula | - |
dc.contributor.author | Abreu, Márcia Sousa de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T14:29:12Z | - |
dc.date.available | 2015-06-17T14:29:12Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6741 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata da temática que envolve a autoridade do professor em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi o de investigar e analisar as relações de lideranças vivenciadas entre professores e alunos de escola pública, tendo em vista verificar a influência da relação professor-aluno na formação cognitiva, afetiva e social dos educandos. Aborda, ainda, um pouco da trajetória das relações vivenciadas entre professor e aluno e as influências causadas pelas transformações sociais ocorridas nas últimas décadas e que influenciaram as instituições família/escola, considerando as dimensões sociais e psicológicas. Para alcançar o objetivo proposto, utilizamos a abordagem qualitativa e as técnicas de coleta de dados: a observação e o questionário. Como resultado da pesquisa empírica e da análise dos dados obtidos a partir do referencial teórico, conclui-se que a vivência caracterizada pelo diálogo sistemático promove melhor interação na relação professor-aluno, superando as situações de conflito surgidas no processo de ensino-aprendizagem e promovendo o desenvolvimento global do educando. Para viabilizar essa vivência faz-se necessário desvincular disciplina do conceito de ordem. Essas informações vão ao encontro do que dizem os autores: Aquino, Furlani e Zagury entre outros. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:29:11Z No. of bitstreams: 1 40351739.pdf: 135151 bytes, checksum: 8b1cd53c7e61c9f134b5b030d28b8b0b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-17T14:29:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40351739.pdf: 135151 bytes, checksum: 8b1cd53c7e61c9f134b5b030d28b8b0b (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Autoridade do professor | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Liderança docente | pt_BR |
dc.title | Gestão da sala de aula: a autoridade do professor e o fazer pedagógico frente às novas demandas sociais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40351739.pdf | 131.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.