Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorXavier, Odiva-
dc.contributor.authorMiziara, Fernanda Martins-
dc.contributor.authorBitencourt, Magali de Paula-
dc.contributor.authorAbreu, Márcia Sousa de-
dc.date.accessioned2015-06-17T14:29:12Z-
dc.date.available2015-06-17T14:29:12Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6741-
dc.description.abstractO presente trabalho trata da temática que envolve a autoridade do professor em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi o de investigar e analisar as relações de lideranças vivenciadas entre professores e alunos de escola pública, tendo em vista verificar a influência da relação professor-aluno na formação cognitiva, afetiva e social dos educandos. Aborda, ainda, um pouco da trajetória das relações vivenciadas entre professor e aluno e as influências causadas pelas transformações sociais ocorridas nas últimas décadas e que influenciaram as instituições família/escola, considerando as dimensões sociais e psicológicas. Para alcançar o objetivo proposto, utilizamos a abordagem qualitativa e as técnicas de coleta de dados: a observação e o questionário. Como resultado da pesquisa empírica e da análise dos dados obtidos a partir do referencial teórico, conclui-se que a vivência caracterizada pelo diálogo sistemático promove melhor interação na relação professor-aluno, superando as situações de conflito surgidas no processo de ensino-aprendizagem e promovendo o desenvolvimento global do educando. Para viabilizar essa vivência faz-se necessário desvincular disciplina do conceito de ordem. Essas informações vão ao encontro do que dizem os autores: Aquino, Furlani e Zagury entre outros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:29:11Z No. of bitstreams: 1 40351739.pdf: 135151 bytes, checksum: 8b1cd53c7e61c9f134b5b030d28b8b0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-17T14:29:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40351739.pdf: 135151 bytes, checksum: 8b1cd53c7e61c9f134b5b030d28b8b0b (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAutoridade do professorpt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectLiderança docentept_BR
dc.titleGestão da sala de aula: a autoridade do professor e o fazer pedagógico frente às novas demandas sociaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40351739.pdf131.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.