Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6744
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A leitura e a escrita nas séries iniciais da educação de jovens e adultos |
Authors: | Pessoa, Isabella Maranhão de Paula Sousa, Luciana Gomes de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Brito, Antônio Cezar Nascimento de |
Abstract: | Esta pesquisa acadêmica se propõe incentivar e possibilitar a prática de leitura e escrita na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Neste sentido o objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como a prática de leitura e escrita pode contribuir de maneira significativa no processo de ensino aprendizagem no tendo como base experiências com diversos gêneros textuais Este estudo se fundamenta, principalmente, nos conceito de Paulo Freire, em que considera a experiência do aluno como fator indispensável para a aquisição da leitura, já que essa leitura do mundo antecede a leitura da palavra A metodologia de pesquisa foi subsidiada por princípios qualitativos. a investigação realizou-se no Centro de Ensino Fundamental do Paranoá com alunos e professores do 3ºe 4° semestre. A análise dos dados demonstrou que uma das grandes dificuldades que estes alunos encontram na escola é com relação a leitura, já que não têm familiaridade com a pratica da leitura e escrita. Ao término da pesquisa identificamos que trabalhar com variedades de gêneros textuais e valorizando suas experiências a aprendizagem se torna mais fácil e significativa para esses estudantes. |
Keywords: | Leitura Escrita Educação de Jovens e Adultos |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6744 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40352262.pdf | 298.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.