Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6747
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Brito, Antônio Cézar Nascimento | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Lucimar Soares de | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Maria de Jesus Barbosa | - |
dc.contributor.author | Lobo, Maria Gilvan de Sousa | - |
dc.contributor.author | Bruno, Maria José de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Nunes, Mônica de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T18:26:47Z | - |
dc.date.available | 2015-06-17T18:26:47Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6747 | - |
dc.description.abstract | O Trabalho de Conclusão de Curso que tem por tema “A LEITURA COMO FONTE DE PRAZER E/OU DESPRAZER”, aborda a temática que atualmente tem sido alvo de debates e discussões, que é o desenvolvimento da leitura em sala de aula e fora dela. Observa-se que, nos dias atuais, os alunos não demonstram interesse pelas atividades de leitura, assim como os professores não apresentam motivação para realizar este trabalho, que é fundamental para a formação do cidadão crítico. Percebe-se que o trabalho com a leitura tem sido feito de forma tradicional, mecânico e fora da realidade das crianças. A leitura em sala de aula tem sido transformada em uma obrigação didática, e consequentemente uma fonte de desprazer. Visando a incentivação à leitura, na tentativa de resgatar o gosto pela mesma e transformá-la em uma atividade prazerosa, foi desenvolvida a pesquisa - ação com abordagem qualitativa, com o intuito de coletar e analisar dados sobre como está sendo realizada a leitura na escola, bem como o interesse e a motivação de alunos e professores. Além disto, a pesquisa propiciou a fundamentação teórica sobre a prática prazerosa de leitura; o resgate do interesse, da motivação e do hábito de leitura; a promoção de momentos de leitura com diferentes gêneros literários; o desenvolvimento de dinâmicas e de técnicas de leitura compartilhada; a ludicidade nas atividades a fim de resgatar o gosto pela leitura e o estímulo à imaginação e a criatividade. A pesquisa foi desenvolvida por professoras das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de cinco Escolas Públicas do Distrito Federal, situadas nas Regiões Administrativas de Ceilândia, Samambaia e Santa Maria. Foi aplicado um questionário aos professores das escolas mencionadas e uma conversa informal com os alunos para a coleta de dados; foi realizado o Chá Literário, bem como atividades e dinâmicas de leitura. Sabendo que a leitura é um importante meio para a reconstrução de uma sociedade livre e justa, foi relevante realizar esta pesquisa tendo em vista que a reflexão sobre a prática pedagógica é necessária para o processo de formação acadêmica. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T18:26:47Z No. of bitstreams: 1 40353150.pdf: 225281 bytes, checksum: c49abb3e963b77f59286ca1ca52ebab4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-17T18:26:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40353150.pdf: 225281 bytes, checksum: c49abb3e963b77f59286ca1ca52ebab4 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | A leitura como fonte de prazer e/ou desprazer | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40353150.pdf | 220 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.