Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBrito, Antônio Cézar Nascimento-
dc.contributor.authorOliveira, Lucimar Soares de-
dc.contributor.authorNascimento, Maria de Jesus Barbosa-
dc.contributor.authorLobo, Maria Gilvan de Sousa-
dc.contributor.authorBruno, Maria José de Oliveira-
dc.contributor.authorNunes, Mônica de Freitas-
dc.date.accessioned2015-06-17T18:26:47Z-
dc.date.available2015-06-17T18:26:47Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6747-
dc.description.abstractO Trabalho de Conclusão de Curso que tem por tema “A LEITURA COMO FONTE DE PRAZER E/OU DESPRAZER”, aborda a temática que atualmente tem sido alvo de debates e discussões, que é o desenvolvimento da leitura em sala de aula e fora dela. Observa-se que, nos dias atuais, os alunos não demonstram interesse pelas atividades de leitura, assim como os professores não apresentam motivação para realizar este trabalho, que é fundamental para a formação do cidadão crítico. Percebe-se que o trabalho com a leitura tem sido feito de forma tradicional, mecânico e fora da realidade das crianças. A leitura em sala de aula tem sido transformada em uma obrigação didática, e consequentemente uma fonte de desprazer. Visando a incentivação à leitura, na tentativa de resgatar o gosto pela mesma e transformá-la em uma atividade prazerosa, foi desenvolvida a pesquisa - ação com abordagem qualitativa, com o intuito de coletar e analisar dados sobre como está sendo realizada a leitura na escola, bem como o interesse e a motivação de alunos e professores. Além disto, a pesquisa propiciou a fundamentação teórica sobre a prática prazerosa de leitura; o resgate do interesse, da motivação e do hábito de leitura; a promoção de momentos de leitura com diferentes gêneros literários; o desenvolvimento de dinâmicas e de técnicas de leitura compartilhada; a ludicidade nas atividades a fim de resgatar o gosto pela leitura e o estímulo à imaginação e a criatividade. A pesquisa foi desenvolvida por professoras das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de cinco Escolas Públicas do Distrito Federal, situadas nas Regiões Administrativas de Ceilândia, Samambaia e Santa Maria. Foi aplicado um questionário aos professores das escolas mencionadas e uma conversa informal com os alunos para a coleta de dados; foi realizado o Chá Literário, bem como atividades e dinâmicas de leitura. Sabendo que a leitura é um importante meio para a reconstrução de uma sociedade livre e justa, foi relevante realizar esta pesquisa tendo em vista que a reflexão sobre a prática pedagógica é necessária para o processo de formação acadêmica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T18:26:47Z No. of bitstreams: 1 40353150.pdf: 225281 bytes, checksum: c49abb3e963b77f59286ca1ca52ebab4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-17T18:26:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40353150.pdf: 225281 bytes, checksum: c49abb3e963b77f59286ca1ca52ebab4 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleA leitura como fonte de prazer e/ou desprazerpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40353150.pdf220 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.