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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorMoraes Tonelli, Maria da Consolação-
dc.contributor.authorAragão, Maria Margarida da T.-
dc.contributor.authorNascimento, Shuly Marina F. de S. do-
dc.contributor.authorLeite, Suzana Cristina M. da Silva-
dc.date.accessioned2015-06-17T19:37:46Z-
dc.date.available2015-06-17T19:37:46Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6758-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo conhecer e analisar os projetos políticopedagógicos considerados bem sucedidos, em escolas públicas do Distrito Federal, com vistas a propor sugestões a outras instituições de ensino. Para isto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento a entrevista semi-estruturada. Os cenários da pesquisa foram cinco escolas nas regiões administrativas de Brazlândia, Guará, Sobradinho e Taguatinga, que, na opinião das pesquisadoras, planejaram, estão executando e avaliando o projeto de forma bem sucedida. As categorias escolhidas para análise e discussão dos dados foram: caracterização do cenário e participantes; razões do sucesso do projeto político-pedagógico; processo de construção; ações e inovações; empecilhos e desfechos; e contribuições para outras instituições. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que o envolvimento de todos os segmentos e o levantamento de prioridades da comunidade escolar, além das avaliações freqüentes que possibilitam o redirecionamento das ações educativas, são fundamentais para eficácia da proposta da escola. O desenvolvimento de projetos específicos, elaborados com vistas a melhorar o desempenho dos educandos, enriquecer a práxis dos docentes e estreitar os laços entre a escola e sua comunidade, contribuem significativamente para atingir as metas estabelecidas coletivamente, assim como as alternativas encontradas por todas para suprir as dificuldades apresentadas. À guisa de conclusão, a análise realizada evidenciou que não são poucos os desafios encontrados mas que as iniciativas estão ocorrendo e as experiências bem sucedidas em escolas da rede pública de ensino podem se multiplicar. O planejamento participativo, o respeito pela diversidade de idéias e opiniões e as responsabilidades compartilhadas, quando entrelaçados, abrem espaços para ampliar a consciência cidadã e cultivar o sentimento de solidariedade e compromisso em todos os segmentos. Estes são fundamentais para tornar a dinâmica da escola inovadora e consensual. São essas possibilidades que aguçam os ânimos e reforçam as esperanças que a instituição escolar cumpra bem o seu papel.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T19:37:46Z No. of bitstreams: 1 40353010.pdf: 169781 bytes, checksum: 4c23b31a2330ea98d46eb4168206ad9a (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectPlanejamento escolarpt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.titleProjeto político-pedagógico experiências bem sucedidapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

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