Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6758
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Moraes Tonelli, Maria da Consolação | - |
dc.contributor.author | Aragão, Maria Margarida da T. | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Shuly Marina F. de S. do | - |
dc.contributor.author | Leite, Suzana Cristina M. da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T19:37:46Z | - |
dc.date.available | 2015-06-17T19:37:46Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6758 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo conhecer e analisar os projetos políticopedagógicos considerados bem sucedidos, em escolas públicas do Distrito Federal, com vistas a propor sugestões a outras instituições de ensino. Para isto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento a entrevista semi-estruturada. Os cenários da pesquisa foram cinco escolas nas regiões administrativas de Brazlândia, Guará, Sobradinho e Taguatinga, que, na opinião das pesquisadoras, planejaram, estão executando e avaliando o projeto de forma bem sucedida. As categorias escolhidas para análise e discussão dos dados foram: caracterização do cenário e participantes; razões do sucesso do projeto político-pedagógico; processo de construção; ações e inovações; empecilhos e desfechos; e contribuições para outras instituições. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que o envolvimento de todos os segmentos e o levantamento de prioridades da comunidade escolar, além das avaliações freqüentes que possibilitam o redirecionamento das ações educativas, são fundamentais para eficácia da proposta da escola. O desenvolvimento de projetos específicos, elaborados com vistas a melhorar o desempenho dos educandos, enriquecer a práxis dos docentes e estreitar os laços entre a escola e sua comunidade, contribuem significativamente para atingir as metas estabelecidas coletivamente, assim como as alternativas encontradas por todas para suprir as dificuldades apresentadas. À guisa de conclusão, a análise realizada evidenciou que não são poucos os desafios encontrados mas que as iniciativas estão ocorrendo e as experiências bem sucedidas em escolas da rede pública de ensino podem se multiplicar. O planejamento participativo, o respeito pela diversidade de idéias e opiniões e as responsabilidades compartilhadas, quando entrelaçados, abrem espaços para ampliar a consciência cidadã e cultivar o sentimento de solidariedade e compromisso em todos os segmentos. Estes são fundamentais para tornar a dinâmica da escola inovadora e consensual. São essas possibilidades que aguçam os ânimos e reforçam as esperanças que a instituição escolar cumpra bem o seu papel. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T19:37:46Z No. of bitstreams: 1 40353010.pdf: 169781 bytes, checksum: 4c23b31a2330ea98d46eb4168206ad9a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-17T19:37:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40353010.pdf: 169781 bytes, checksum: 4c23b31a2330ea98d46eb4168206ad9a (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Planejamento escolar | pt_BR |
dc.subject | Proposta pedagógica | pt_BR |
dc.title | Projeto político-pedagógico experiências bem sucedida | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40353010.pdf | 165.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.