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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6758
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Projeto político-pedagógico experiências bem sucedida |
Authors: | Moraes Tonelli, Maria da Consolação Aragão, Maria Margarida da T. Nascimento, Shuly Marina F. de S. do Leite, Suzana Cristina M. da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo conhecer e analisar os projetos políticopedagógicos considerados bem sucedidos, em escolas públicas do Distrito Federal, com vistas a propor sugestões a outras instituições de ensino. Para isto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento a entrevista semi-estruturada. Os cenários da pesquisa foram cinco escolas nas regiões administrativas de Brazlândia, Guará, Sobradinho e Taguatinga, que, na opinião das pesquisadoras, planejaram, estão executando e avaliando o projeto de forma bem sucedida. As categorias escolhidas para análise e discussão dos dados foram: caracterização do cenário e participantes; razões do sucesso do projeto político-pedagógico; processo de construção; ações e inovações; empecilhos e desfechos; e contribuições para outras instituições. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que o envolvimento de todos os segmentos e o levantamento de prioridades da comunidade escolar, além das avaliações freqüentes que possibilitam o redirecionamento das ações educativas, são fundamentais para eficácia da proposta da escola. O desenvolvimento de projetos específicos, elaborados com vistas a melhorar o desempenho dos educandos, enriquecer a práxis dos docentes e estreitar os laços entre a escola e sua comunidade, contribuem significativamente para atingir as metas estabelecidas coletivamente, assim como as alternativas encontradas por todas para suprir as dificuldades apresentadas. À guisa de conclusão, a análise realizada evidenciou que não são poucos os desafios encontrados mas que as iniciativas estão ocorrendo e as experiências bem sucedidas em escolas da rede pública de ensino podem se multiplicar. O planejamento participativo, o respeito pela diversidade de idéias e opiniões e as responsabilidades compartilhadas, quando entrelaçados, abrem espaços para ampliar a consciência cidadã e cultivar o sentimento de solidariedade e compromisso em todos os segmentos. Estes são fundamentais para tornar a dinâmica da escola inovadora e consensual. São essas possibilidades que aguçam os ânimos e reforçam as esperanças que a instituição escolar cumpra bem o seu papel. |
Keywords: | Projeto político pedagógico Planejamento escolar Proposta pedagógica |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6758 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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