Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorAmaral, Noelle Menezes-
dc.date.accessioned2015-06-18T18:22:26Z-
dc.date.available2015-06-18T18:22:26Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6763-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo verificar como os professores trabalham em sala de aula de modo a motivar o aluno para o processo ensino-aprendizagem. No Referencial teórico foram abordados os temas: tipos de abordagem sobre a motivação, abordagem ambientalista, abordagem cognitivista, abordagem fenomenológica; problemas de motivação nos alunos; o papel do professor e da escola na motivação do aluno e o impacto da ansiedade no rendimento escolar e na motivação do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada numa escola pública, no Plano Piloto - DF. O instrumento de pesquisa utilizado foi a observação, realizada pela própria pesquisadora em duas 4as. séries do Ensino Fundamental. Para análise e discussão dos dados foram escolhidas as seguintes categorias: incentivo ao estudo e a aprendizagem do aluno; o interesse do aluno pelo estudo e pela aprendizagem; trabalho com materiais diversificados; o conteúdo e sua significância para o aluno; interação professor-aluno; motivação intrínseca x extrínseca. Dentre as conclusões do trabalho, percebeu-se que alguns alunos são motivados pelas professoras, dependendo, portanto de estímulos externo, para estudar e aprender. Normalmente, os alunos estão desmotivados e precisam que a professora incentiva-os para realização das tarefas. O professor tem que observar as necessidades de cada aluno, trabalhar a sua auto-estima e procurar incentivá-lo a estudar por vontade própria. Muitas vezes o aluno chega com problemas familiares e isso atrapalha o seu rendimento escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-18T18:22:26Z No. of bitstreams: 1 20069219.pdf: 152208 bytes, checksum: c648972e6d02e5bfaf35097b1f7ed0c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-18T18:22:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20069219.pdf: 152208 bytes, checksum: c648972e6d02e5bfaf35097b1f7ed0c4 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA motivação escolar e o cotidiano no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20069219.pdf148.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.