Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6763
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Amaral, Noelle Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-18T18:22:26Z | - |
dc.date.available | 2015-06-18T18:22:26Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6763 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo verificar como os professores trabalham em sala de aula de modo a motivar o aluno para o processo ensino-aprendizagem. No Referencial teórico foram abordados os temas: tipos de abordagem sobre a motivação, abordagem ambientalista, abordagem cognitivista, abordagem fenomenológica; problemas de motivação nos alunos; o papel do professor e da escola na motivação do aluno e o impacto da ansiedade no rendimento escolar e na motivação do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada numa escola pública, no Plano Piloto - DF. O instrumento de pesquisa utilizado foi a observação, realizada pela própria pesquisadora em duas 4as. séries do Ensino Fundamental. Para análise e discussão dos dados foram escolhidas as seguintes categorias: incentivo ao estudo e a aprendizagem do aluno; o interesse do aluno pelo estudo e pela aprendizagem; trabalho com materiais diversificados; o conteúdo e sua significância para o aluno; interação professor-aluno; motivação intrínseca x extrínseca. Dentre as conclusões do trabalho, percebeu-se que alguns alunos são motivados pelas professoras, dependendo, portanto de estímulos externo, para estudar e aprender. Normalmente, os alunos estão desmotivados e precisam que a professora incentiva-os para realização das tarefas. O professor tem que observar as necessidades de cada aluno, trabalhar a sua auto-estima e procurar incentivá-lo a estudar por vontade própria. Muitas vezes o aluno chega com problemas familiares e isso atrapalha o seu rendimento escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-18T18:22:26Z No. of bitstreams: 1 20069219.pdf: 152208 bytes, checksum: c648972e6d02e5bfaf35097b1f7ed0c4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-18T18:22:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20069219.pdf: 152208 bytes, checksum: c648972e6d02e5bfaf35097b1f7ed0c4 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A motivação escolar e o cotidiano no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20069219.pdf | 148.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.