Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6763
metadata.dc.type: TCC
Title: A motivação escolar e o cotidiano no ensino fundamental
Authors: Amaral, Noelle Menezes
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo verificar como os professores trabalham em sala de aula de modo a motivar o aluno para o processo ensino-aprendizagem. No Referencial teórico foram abordados os temas: tipos de abordagem sobre a motivação, abordagem ambientalista, abordagem cognitivista, abordagem fenomenológica; problemas de motivação nos alunos; o papel do professor e da escola na motivação do aluno e o impacto da ansiedade no rendimento escolar e na motivação do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada numa escola pública, no Plano Piloto - DF. O instrumento de pesquisa utilizado foi a observação, realizada pela própria pesquisadora em duas 4as. séries do Ensino Fundamental. Para análise e discussão dos dados foram escolhidas as seguintes categorias: incentivo ao estudo e a aprendizagem do aluno; o interesse do aluno pelo estudo e pela aprendizagem; trabalho com materiais diversificados; o conteúdo e sua significância para o aluno; interação professor-aluno; motivação intrínseca x extrínseca. Dentre as conclusões do trabalho, percebeu-se que alguns alunos são motivados pelas professoras, dependendo, portanto de estímulos externo, para estudar e aprender. Normalmente, os alunos estão desmotivados e precisam que a professora incentiva-os para realização das tarefas. O professor tem que observar as necessidades de cada aluno, trabalhar a sua auto-estima e procurar incentivá-lo a estudar por vontade própria. Muitas vezes o aluno chega com problemas familiares e isso atrapalha o seu rendimento escolar.
Keywords: Motivação
Educação
Ensino-aprendizagem
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6763
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20069219.pdf148.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.